APRENDENDO COM AS PROFISSÕES - CMEI HELENA KOLODY

 

No mês de Junho do corrente ano a partir das observações dos interesses das crianças a professora Mharyadnne Aparecida Andretti da turma de 3 anos, iniciou as vivências com o conteúdo: Identidade Pessoal – característica sociais (profissões).             

A partir de uma “Roda de Conversa” a professora percebeu nas falas de seus alunos o interesse pelas profissões, nos momentos de planejamento com a coordenadora pedagógica Tânia Ribeiro de Souza Batista, iniciaram os planos de aula que incluíram a participação dos familiares das crianças, os quais responderam um questionário em que posteriormente a professora socializou entre a turma. Nos dias seguintes a professora percebeu então entre as crianças o interesse por profissões como: bailarina, cozinheira, pintor, professora, músico, pizzaiolo, jardineiro, paisagista  entre outras, dessa forma então compôs  o recurso “Caixa Didática – Profissões” para pesquisa e manipulação entre as crianças.

Leia mais...

FAMÍLIA NA ESCOLA - CMEI MONTEIRO LOBATO

 

O CMEI Monteiro Lobato comemorou nos dias 19 a 24 de agosto com as turmas de lactentes A, turma de 2 anos B e 3 anos C,  a semana da família, com o objetivo de efetivar e fortalecer os vínculos entre familiares e instituição educativa.

Leia mais...

AGRADECIMENTO


 

Na manhã do dia 07 de setembro aconteceu em nossa linda Telêmaco Borba o desfile cívico, uma ação nobre de civismo e amor à pátria. A Avenida Horácio Klabin foi tomada por reluzentes apresentações das instituições de ensino e demais entidades do município.

Nossas instituições de ensino estavam radiantes, levaram para a avenida reflexões daquilo que esperam de um país que acredita que “a real Independência de um país se faz com democracia e educação”.

O que se viu neste dia foi o engajamento de um povo que compreendeu a força do coletivo, onde o empenho, a criatividade e dedicação de muitas mãos tornam possível o impossível. Vimos que a tradição, a modernidade e a diversidade cultural e religiosa podem sim caminhar juntos, quando se há respeito e amor e que estes dois sentimentos são fundamentais para promover e garantir o crescimento e a evolução de uma nação.

São de momentos inesquecíveis como este que precisamos cultivar todos os dias no coração de nossas crianças e jovens, pois são o futuro da nação.

O desfile cívico em comemoração aos 197 anos de Independência do Brasil, foi de fato um sucesso, que ficará eternamente guardado na memória de cada telemacoborbense que prestigiou o evento.

Diante disso, a Secretaria Municipal de Educação, em nome da Prefeitura de Telêmaco Borba, estende os sinceros agradecimentos a todos!

Atenciosamente, Rosimeyre B. S. Carneiro, Secretária Municipal de Educação.

Leia mais...

SEMANA DA FAMÍLIA - Escola Municipal Dr. Euclides Marcolla

    

 

A Escola Municipal Dr. Euclides Marcolla realizou nos dias 19/08 à 21/08/2019 Semana da Família com o objetivo de promover a participação dos familiares no ambiente escolar.

As atividades com as Famílias foram desenvolvidas em diferentes momentos, cada turma realizou uma vivência envolvendo alunos e familiares.

Leia mais...

CONSELHO MUNICIPAL DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - FUNDEB

 

Os representantes do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica reuniram-se no dia 13 de agosto, na sede da Secretaria Municipal de Educação, para a reunião ordinária prevista em calendário. Na pauta da reunião, destacou-se a apresentação de novos representantes de alguns dos segmentos do Conselho, os quais foram nomeados a partir do Decreto nº 25978, de 09 de agosto de 2019. As ações previstas pelo Conselho do FUNDEB estão sendo realizadas com a participação efetiva dos Conselheiros, os quais demonstram grande compromisso e atenção com a Educação no Município de Telêmaco Borba.

Oficinas marcaram o retorno às aulas da Escola Municipal Gonçalves Lêdo

   

O retorno às aulas é sempre um momento de expectativas, tanto para os professores, mas principalmente para os alunos. Sendo assim, a Escola Municipal Gonçalves Lêdo ofereceu aos seus alunos uma recepção de maneira diferenciada através de oficinas pedagógicas. As professoras proporcionaram  diversas atividades que vieram a contribuir no aprendizado de maneira lúdica e prazerosa, sem perder o contexto pedagógico. Além da recepção, as crianças tiveram acesso a todas as salas de aula e contato com todas as professoras da escola, pois as oficinas foram realizadas explorando diversas habilidades e de maneira rotativa para que pudessem conhecer melhor todas as profissionais da instituição.

Leia mais...

CONSELHO MUNICIPAL DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - FUNDEB

 

 

Os representantes do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, reuniram-se no dia 11 de junho, na sede da Secretaria Municipal de Educação, para a reunião ordinária prevista em calendário.

Leia mais...

I MOSTRA PEDAGÓGICA - CMEI TARSILA DO AMARAL

  

O CMEI Tarsila do Amaral, localizado na Rua Ilhéus, 234 bairro Vila Esperança, no intuito de envolver e valorizar integração da Família e a Escola, no dia 25 de maio promoveu uma Mostra Pedagógica, com o objetivo de apresentar as famílias  o que é desenvolvido com as crianças em nossa instituição.

Leia mais...

“A cada conto aumenta um ponto”

   

A professora Katiane Nara de Siqueira da escola Municipal Regente Feijó com o apoio da Coordenadora Pedagógica Edicléia Aparecida dos Santos, está desenvolvendo com sua turma do 5º Ano o Projeto A cada conto aumenta um ponto” com objetivo de desenvolver o senso crítico dos alunos através da leitura e da oralidade, acerca das questões relacionadas aos textos trabalhados e integrar os textos lidos e produzidos aos conhecimentos sobre transtornos alimentares, relacionando estes aos aspectos do comportamento humano, bem como ao contexto em que se encontra o educando, com isso conhecer as especificidades dos gêneros fábula e conto.

Leia mais...

Blog da Educação