Conviver com a família no ambiente escolar

     

Sabendo da importância da família para o crescimento e desenvolvimento saudável da criança, na semana de 21 a 24 de outubro as gestoras do CMEI Helena Kolody, professora Renata Cruz diretora e Tânia Ribeiro de Souza Batista coordenadora pedagógica promoveram a “Semana da Família no CMEI”, com vivências especiais entre crianças e seus familiares, cada turma com suas professoras enviaram convites as famílias para a vivência em sua sala, e para encerrar as vivências uma palestra com a psicóloga Cacilda Maria Martins Aleixo e a enfermeira Adelaide Francisca Brandther.

Leia mais...

Vivência especial onde as crianças observaram e prestaram cuidados com animais de pequeno porte

 

Neste Bimestre a turma de 3 anos C da professora Alessandra Nunes Delfino e 3 anos D da professora Claudia Borges do CMEI Vinicius de Moraes receberam a visita de alguns animais de pequeno porte. Em um primeiro momento as professoras junto com a gestora Olivia Pereira e coordenadora pedagógica Simoni R. A. Bonin  dialogaram sobre a proposta de trabalho com as crianças e organizaram  uma roda de conversa na qual coletou-se dados para sabermos quais os conhecimentos prévios que as crianças já tinham sobre animais domésticos, bem como os cuidados necessários para com estes animais. Cada criança pode expressar seus conhecimentos e também realizar questionamentos.

Leia mais...

Além dos Muros da Escola

  

Os alunos da escola municipal Dr. Euclides Marcolla iniciaram os estudos no Centro Cultural Castrolanda, localizado na cidade de Castro. Conheceram dois espaços de memória: Memorial da Imigração Holandesa e Museu Histórico de Castrolanda (O Moinho). Com a visita guiada ampliaram seus conhecimentos sobre a Cultura Holandesa e puderam conhecer a infraestrutura de uma casa no estilo de uma fazenda antiga. Foi um momento rico de informações e percebemos durante a exposição  a luta, a coragem, o desafio, e a vontade de viver em uma nova pátria.

Leia mais...

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

  

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional.

Leia mais...

Ganhadores do Projeto Televisando

      

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Instituto GRPCOM e RPC realizou durante o ano letivo de 2019 o Projeto Televisando com o tema

Sustentabilidade: Vamos juntos por um mundo mais sustentável?

O Televisando é um projeto de educação e comunicação, tem como objetivo promover a reflexão sobre temas sociais relevantes e contribuir para a construção da cidadania. Todos os anos é definido uma temática para ser trabalhada e leva o assunto às salas de aula por meio de reportagens produzidas e exibidas pela RPC.

Leia mais...

Olímpiada Brasileira de Astronomia

 

No dia 8 de outubro de 2019 foi entregue aos alunos do 5º ano “A” da professora Luciane Pinheiro Pereira Rodrigues da Escola Municipal Gonçalves Lêdo, as medalhas da Olímpiada Brasileira de Astronomia (OBA). Os alunos realizaram a prova no dia 17 do mês de maio, e todas as turmas do 2º ao 5º ano da escola participaram da Olímpiada.

Leia mais...

Conhecendo a Flora Regional

     

No dia 27 de setembro os alunos da Escola municipal Dr. Euclides Marcolla puderam vivenciar os conteúdos apresentados no contexto de sala de aula sobre a Flora Regional, onde a função da escola é transmitir conhecimentos elaborados para aprimorar e desenvolver a aprendizagem nos educandos, pensando dessa maneira, ressaltamos a importância das atividades educativas extracurriculares como ferramentas auxiliadoras no processo de aprendizado.