CONSELHO MUNICIPAL DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - FUNDEB

 

 

Os representantes do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, reuniram-se no dia 11 de junho, na sede da Secretaria Municipal de Educação, para a reunião ordinária prevista em calendário.

Leia mais...

I MOSTRA PEDAGÓGICA - CMEI TARSILA DO AMARAL

  

O CMEI Tarsila do Amaral, localizado na Rua Ilhéus, 234 bairro Vila Esperança, no intuito de envolver e valorizar integração da Família e a Escola, no dia 25 de maio promoveu uma Mostra Pedagógica, com o objetivo de apresentar as famílias  o que é desenvolvido com as crianças em nossa instituição.

Leia mais...

“A cada conto aumenta um ponto”

   

A professora Katiane Nara de Siqueira da escola Municipal Regente Feijó com o apoio da Coordenadora Pedagógica Edicléia Aparecida dos Santos, está desenvolvendo com sua turma do 5º Ano o Projeto A cada conto aumenta um ponto” com objetivo de desenvolver o senso crítico dos alunos através da leitura e da oralidade, acerca das questões relacionadas aos textos trabalhados e integrar os textos lidos e produzidos aos conhecimentos sobre transtornos alimentares, relacionando estes aos aspectos do comportamento humano, bem como ao contexto em que se encontra o educando, com isso conhecer as especificidades dos gêneros fábula e conto.

Leia mais...

A Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco Borba em parceria com a Empresa Klabin realiza em nossas escolas o Projeto Caiubi

   

 

A Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco Borba em parceria com a Empresa Klabin realiza em nossas escolas o Projeto Caiubi, desde 2018 o tema enfocado com mais ênfase é sobre Resíduos Sólidos.

Este Projeto tem como objetivo preservar o meio ambiente em que vivemos e conscientizar nossos alunos e familiares sobre a forma adequada de separação dos Resíduos Sólidos que são produzidos em nossa cidade.

Leia mais...

Vida e Valores – Profissões e Drogas

  

A escola municipal do Campo Santos Dumont de tempo integral vem realizando o projeto “Vida e Valores”, “Profissões e Drogas” buscando fortalecer o crescimento intelectual, social e pessoal dos seus alunos proporcionado momentos de aprendizado  coletivo com a participação da sociedade.

Leia mais...

Monitores – Parceiros do Bem

 

A escola Municipal Regente Feijó vem trabalhando com o tema: "Monitores – Parceiros do Bem", que vem construir uma cultura de cooperação dentro da sala de aula, por meio de mudanças de atitudes e conscientização da importância do trabalho em equipe na construção do conhecimento, bem como aprender a conviver com as diferenças, gerenciando conflitos, melhorando as relações humanas e oportunizando ficar atento aos seus sucessos e fracassos, pois o aluno-monitor não é apenas um aluno, ele faz a ponte entre todas as estratégias utilizadas pelo professor e os colegas.

Leia mais...

Descobrindo as Palavras

 

   

 

As professoras Franciele Altino (4º Ano) e Flavia Teixeira dos Santos (3º Ano) da Escola Municipal Regente Feijó estão desenvolvendo a atividade “Descobrindo palavras” com seus alunos, com o objetivo de incentivar e ampliar seu vocabulário, conhecer e utilizar o dicionário, aprimorar e assimilar seu conhecimento quanto às palavras com silabas simples e complexas.

Leia mais...

I Formatura do Proerd 2019

    

PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas consiste em uma ação conjunta entre o Policial militar devidamente capacitado, chamado Policial Proerd, tem como objetivo orientar os professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e a prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-la. Contribuindo assim, para o fortalecimento da cultura da Paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.

Leia mais...

Inscrições PMALFA – Programa mais Alfabetização

 

PMALFA (Programa Mais Alfabetização), instituído pelo MEC (Ministério da Educação), através da Portaria nº 142, de 22 de fevereiro de 2018, para o Programa Mais Alfabetização em 2019, o qual  tem como objetivo fortalecer e apoiar as escolas da rede pública municipal de ensino no processo de alfabetização de alunos matriculados no 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

As escolas da rede municipal de ensino receberão apoio técnico e financeiro do MEC. O apoio técnico se dará através de avaliações diagnósticas e formativas, disponibilizadas no sistema de monitoramento, e a contratação de Assistente de Alfabetização para ajudar o professor alfabetizador,  e apoio financeiro se dará via PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), a fim de realizar o ressarcimento do Assistente de Alfabetização de natureza voluntária nos termos da Lei Federal nº 9.608/1998 (Lei do Voluntariado), sem vínculo empregatício.

O Assistente de Alfabetização irá auxiliar e apoiar o trabalho do professor regente de turma, na leitura, escrita e matemática, conforme planejamento. A  Secretaria Municipal de Educação está no momento realizando as inscrições que vão até dia 06 de junho às 17 horas, para seleção de Assistente de Alfabetização, no site da Prefeitura Municipal de Educação no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSews2V0z0ktGrWoVA5PbRVwfIx7KKnhoKjEjcxK5ucbjLASRg/viewform?usp=pp_url 

O resultado será divulgado no dia 07 de junho no Boletim Oficial pelo site da Prefeitura de Telêmaco. Borbahttp://www.telemacoborba.pr.gov.br/informacoes/boletim-oficial.html.

O Assistente de Alfabetização receberá, a título de ressarcimento de despesas com transporte e alimentação o valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) mensais, com 5 horas semanais de trabalho com cada turma. A quantidade de turma poderá atingir um total de 8 turmas por semana, o que dependerá da disponibilidade do tempo para atuação do Assistente de Alfabetização.

Leia mais...

Alimentação Saudável - CMEI Vinicius de Moraes

 

 

As crianças da Turma de 3 anos D do CMEI Vinicius de Moraes participaram de atividades relacionadas à alimentação saudável, que teve como objetivo estimular nossas crianças a desenvolver uma alimentação de qualidade, propiciando vivencias que estimularam o gosto por frutas, verduras e vegetais.

Leia mais...

Blog da Educação