Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou no site da Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba o checklist da Dengue. Ele é uma ferramenta interativa que ajuda a facilitar a identificação de possíveis reservatórios de água nos domicílios e que também dá orientações de conduta segura.

O checklist online, idealizado pela Vigilância Sanitária, está na lateral direita do site e serve para que a população tenha um roteiro de auto inspeção periódica em suas residências. Nele constam 21 perguntas, que são essenciais para prevenção e combate ao mosquito da dengue. “Essa é mais uma ação para reforçar o combate ao Aedes Aegypti, pauta permanente da Secretaria Municipal de Saúde”, comentou a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes.

Entre as orientações do documento estão os cuidados com caixas d’água, garrafas, bromélias, vasos de plantas, depósitos de água, pneus, lixeiras, ralos, calhas e potes de comida dos animais de estimação. Esses são pontos que merecem atenção semanal de todas as pessoas. “Precisamos que todos se comprometam e façam a sua parte em suas casas, quintais, ruas e locais de trabalho”, pediu a chefe da Divisão de Saúde Pública.

“Manter uma rotina de limpeza semanal nos possíveis locais de reprodução do mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya é importante no processo de eliminação do vetor. Para auxiliar nesse processo, a Secretaria de Saúde disponibilizou uma lista de cuidados dentro de casa”, complementou, Marlise, acrescentando que para usar essa lista é simples: “acesse o checklist que está na barra lateral do site da prefeitura. Quinze minutos por semana é suficiente para realizar os cuidados”.

Marlise também sugeriu que as pessoas imprimam o checklist (disponível no final da matéria) e coloquem num local visível como na geladeira ou atrás da porta, para que fique sempre atento aos cuidados. “Temos acompanhado o avanço dessas doenças e a proliferação do mosquito em várias localidades do país. Essa é uma batalha que depende do envolvimento de todos – cidadãos, poder público e sociedade civil organizada – para que a situação seja controlada”, destacou.

MOSQUITO

Vale destacar que o Aedes Aegypti é um mosquito doméstico, que vive perto do ser humano. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas.

FORMULÁRIO EM PDF

FORMULÁRIO ONLINE CLIQUE AQUI