Neste Bimestre a turma de 3 anos C da professora Alessandra Nunes Delfino e 3 anos D da professora Claudia Borges do CMEI Vinicius de Moraes receberam a visita de alguns animais de pequeno porte. Em um primeiro momento as professoras junto com a gestora Olivia Pereira e coordenadora pedagógica Simoni R. A. Bonin  dialogaram sobre a proposta de trabalho com as crianças e organizaram  uma roda de conversa na qual coletou-se dados para sabermos quais os conhecimentos prévios que as crianças já tinham sobre animais domésticos, bem como os cuidados necessários para com estes animais. Cada criança pode expressar seus conhecimentos e também realizar questionamentos.

Dentro os  diversos conteúdos abordados um que permeou é “Ecossistema e Biodiversidade: Conhecimento dos cuidados necessários com pequenos animais”. Em um segundo momento organizamos no espaço externo do Cmei, uma vivência na qual as crianças puderam conhecer, observar e cuidar de alguns animais, uma ave, um filhote de cachorro, um jaboti e uma mini tartaruga.

Também aproveitamos o momento para dialogarmos sobre a importância dos cuidados com a saúde destes animais, como vacinas, higiene e alimentação, além de atenção e carinho.

Desta forma, neste momento as crianças puderam compartilhar seus conhecimentos, levantar hipóteses, participar efetivamente dos cuidados com os animais, percebendo-se como parte integrante do meio ambiente. O momento foi marcado pelo cuidado,  respeito,  conduta de atenção e carinho com os animais,  além do  prazer em participar como criança desenvolvendo seus  direitos e deveres com a natureza.

  

Faça seu comentário!

Blog da Educação

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba