Telêmaco Borba recebeu uma notícia empolgante nesta terça-feira (9). O município foi declarado oficialmente um dos centros de referência do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A confirmação veio após uma reunião on-line com representantes do CPB, incluindo o diretor de desenvolvimento esportivo Ramon Pereira e o coordenador técnico do Departamento do Paradesporto da Secretaria de Esporte do Paraná, Mario Sérgio Fontes, além dos gestores esportivos dos sete municípios escolhidos.

A chefe da Divisão de Esportes de Telêmaco Borba, Kessi Iarosz, que participou da reunião, expressou sua alegria diante dessa significativa conquista: "É com uma felicidade enorme que eu trago a notícia aqui que, depois de várias avaliações e entrevistas, seremos oficialmente um dos centros de referência do Comitê Paralímpico Brasileiro. Foram escolhidos apenas sete municípios do Paraná inteiro, depois de todas as avaliações, e nós conseguimos. Parabéns a gestão do Dr. Marcio Matos e Rita Araújo".

O prefeito Dr. Marcio e a vice Rita, destacaram a importância do esporte como fonte expressiva de inclusão.  "Desde o início da nossa gestão, sempre defendemos a importância do esporte como uma ferramenta poderosa de inclusão. O paradesporto, em particular, sempre teve um lugar especial em nosso coração. Estamos comprometidos em proporcionar oportunidades iguais para todos os cidadãos, independentemente das suas habilidades", afirmou Dr. Marcio.

A vice-prefeita Rita assegura que esta conquista á relavante para o esporte da cidade e na região. "Estamos ansiosos para ver como este reconhecimento nacional impulsionará não apenas o esporte paralímpico, mas também promoverá uma comunidade mais inclusiva e consciente das capacidades de todos os cidadãos. Este é um passo importante para o futuro inclusivo que estamos construindo em Telêmaco Borba".

Rita explica que a administração tem dedicado esforços significativos para fortalecer o esporte em todas as suas vertentes. Que no dia 12 de setembro de 2023 houve a inauguração do Ginásio Paradesportivo Laertes Bueno de Camargo, localizado no Socomin. "Este espaço é um reflexo do nosso compromisso em criar ambientes inclusivos e acessíveis para atletas paralímpicos locais. Estamos entusiasmados por Telêmaco Borba ser reconhecido nacionalmente como um centro de referência, e isso só reforça a nossa crença no poder transformador do esporte", concluiu.

A reunião dessa manhã, com o Comitê Paralímpico Brasileiro, abordou não apenas a seleção dos sete centros de referência, mas também discutiu o edital para a contratação dos profissionais que atuarão nesses centros. As informações detalhadas sobre o edital serão divulgadas ao longo desta semana, chegando diretamente a cada município em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro.

Telêmaco Borba agora se prepara para desempenhar um papel importante no desenvolvimento do esporte paralímpico, proporcionando suporte e estrutura adequados para atletas com deficiência. Este novo status não apenas engrandece a cidade, mas também fortalece o compromisso do Brasil com a inclusão e a promoção do talento paralímpico em todo o país.