O município de Telêmaco Borba, com apoio da Prefeitura, participou, de 19 a 22/11, da 11ª edição dos Jogos Paradesportivos do Paraná, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. Neste ano, com mais de 2 mil atletas, de 49 municípios, a participação foi recorde.

A delegação telêmaco-borbense foi composta por 24 atletas que competiram nas modalidades atletismo e tênis de mesa. A equipe contou com atletas deficientes visuais (DV), deficientes físicos (DF), deficientes intelectuais (DI), e com Transtornos do Espectro Autista (TEA). Fizeram parte os staffs, voluntários, servidores da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação (SMCER), e o apoio da UniFATEB, na avaliação intelectual dos atletas DI. Telêmaco trouxe na bagagem o total de 43 medalhas.

Para a professora Silvana Dias, técnica da equipe do Nadepar (Núcleo de Atividades e Desenvolvimento do Paradesporto), que representou Telêmaco nos jogos, é gratificante ver o que isso proporciona na vida de cada um. “Estou muito orgulhosa dos nossos atletas, as pessoas com deficiência (PCDs) representam Telêmaco Borba com muita garra e competência em todos os campeonatos. Temos nos destacados no cenário estadual, e isso nos deixa cheio de orgulho e gratidão, muito obrigada a todos que fazem parte no nosso projeto, que é mais que um projeto esportivo, é um projeto de vida”.

Kessi Iarosz, chefe da Divisão de Esportes da prefeitura, destaca que o trabalho desenvolvido pelo Nadepar.  “Quero agradecer a professora Silvana que conduz o nosso Paradesporto com maestria e a todos os voluntários, pais, funcionários da secretaria, e carinhosamente meu agradecimento aos nossos atletas por serem tão dedicados e terem tanto talento. Eles são joias raras que estão sendo lapidadas. Nosso paradesporto já é um bebê gigante e o foco é ser o número 1 do Paraná. Tenho muito orgulho do trabalho que está sendo feito, pois analisando as grandes cidades podemos perceber que os trabalhos de ponta com o paradesporto são feitos através de clubes e a nossa cidade está fazendo um trabalho incrível, acessível a todos e de maneira pública, torno a dizer, ainda seremos o número 1 do Paraná. Isso reafirma o compromisso da administração Dr. Marcio e Rita em prol o esporte em nossa cidade”, afirmou.