A Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba realizou na tarde de sábado (28), a entrega de mais uma importante obra para o município: o Complexo de Lazer do bairro Jardim América, que homenageia Francisco Vidal Cardoso.

O local, que recebeu investimento de R$ 505 mil, conta com um campo de futebol Society, rodas de areia, campo de golf 7, cancha de areia, playground, calçamento em paver, paisagismo, iluminação, bancos, lixeiras, academia ao ar livre, entre outras benfeitorias.

Junto com a inauguração do Complexo de Lazer foi realizada mais uma edição do Projeto Brincar, que atraiu um ótimo público e levou serviços e diversão à comunidade, como brinquedos infláveis, Golf 7 (primeiro campo em complexos de lazer da cidade), pintura de rosto, serviços de saúde, entre outros atrativos.

O prefeito, Dr. Márcio Matos, se mostrou emocionado com mais uma inauguração. “Eu quero agradecer aos vereadores, aos funcionários, a todos que fazem desta cidade o lugar que desejam. Nós temos uma cidade diferente. Em mais dois anos e sete meses de mandato que nos resta, podem ter certeza que teremos muito mais inaugurações, pois temos muitas pessoas comprometidas com o bem da cidade. Eu peço também que a população cuide das praças e também da frente das suas casas, para que tenhamos uma cidade melhor e mais bonita”, destacou o prefeito.

A filha de Francisco Vidal Cardoso, Maria Lucia Cardoso, se disse emocionada e agradeceu pela lembrança do seu pai. “Eu agradeço ao Dr. Márcio, Rita e os vereadores, pelas homenagens. Ele começou com o esporte no São Silvestre e seu último jogo foi nesse lugar, que está sendo inaugurado. Eu fico muito feliz pela lembrança”, afirmou.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Recreação, Fabrício Flores, mostrou a sua satisfação com a inauguração e com o Projeto Brincar, que atraiu um grande público. “Esse programa é um dos ‘carros chefe’ dessa gestão. Desde 2017 vem sendo feito. Nós paramos na pandemia, mas agora voltamos com toda força. A gestão Dr. Márcio é uma nova cidade a cada dia”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal, Hamilton Aparecido Machado (Miltinho), que mora próximo ao Jardim América e era amigo de Francisco, destacou a mudança. “Por muito tempo esse foi um local esquecido e hoje estamos vendo a transformação. É um imenso prazer nomear essa praça com o nome do Seu Chiquinho. Essa memória ficará por muitos anos. Parabéns à família e envolvidos”, destacou, chamando os demais vereadores e secretários à frente, para afirmar que todos foram responsáveis pela realização da obra.

A presidente da Associação de Moradores dos bairros Jardim América e Vila Isabel, Fátima Depetriz, lembrou de quando falavam que o local era um banhado e falavam que nada aconteceria ali. “Eu agradeço ao Dr. Márcio e vereadores, pois foram 30 anos lutando. Diziam que éramos loucos, que nesse local nunca teríamos nada. Agora peço que a comunidade ajude a cuidar para que possamos manter bonito esse local”, destacou, fazendo menção ao homenageador.

O servidor público, ex-vereador e morador do local, Anézio Maia (Pelanca), fez menção ao legado que Francisco deixou no esporte. “Eu fui do mesmo time e joguei contra o seu Francisco. Joguei muito nesses campos de terra. E hoje estou feliz de homenagear esse homem que é excelente, um ótimo pai, que tem uma família maravilhosa, que conheço a mais de 30 anos. Eu agradeço ao prefeito, que aceitou fazer essa obra, quando muitos duvidaram que aconteceria”, declarou.

FRANCISCO VIDAL CARDOSO

Francisco Vidal Cardoso, um homem exemplar, que era muito querido por todos no bairro e que se dedicou ao esporte, no Jardim América.

Francisco nasceu em 03 de novembro de 1934. Casou-se com Anézia Ribas Cardoso e tiveram cinco filhos: Maria Lúcia da Silva, Maria Raquel Cardoso, Roseli Batista Cardoso, Rosmari R. C. Camargo e Ronaldo Cardoso.

Sua paixão pelo esporte era intensa, e em 1986 fundou o time de futebol chamado, Inter de Limeira, o qual foi técnico.

Francisco faleceu no dia 06 de março de 2015, deixando muitas saudades, mas também um legado para o Jardim América.