• Museu Histórico Municipal

A Secretaria de Estado do Turismo (Setu) e as Prefeituras Municipais de Ortigueira e Telêmaco Borba estão alinhando ações para atuar mais ativamente junto à Aldeia Indígena de Queimadas, localizada em Ortigueira.

Desde o último ano, os indígenas, kaingangs, vêm buscando fortalecer a cultura local, realizando o resgate e a valorização de suas tradições. “Iniciamos um trabalho com o Grupo de Danças Culturais, o Nên Pûr, incentivando suas apresentações. Depois disso surgiu a ideia de resgatar alguns rituais, como um batizado indígena”, conta a coordenadora do Museu de Telêmaco Borba, Adriana Andrade, lembrando que o evento foi realizado, com sucesso, no último mês de novembro.

Devido à importância da população indígena para o surgimento dos municípios e também para o Estado do Paraná, as entidades vêm ampliando o diálogo em prol das ações desenvolvidas. “A Setu se colocou como parceira neste processo. A intenção, neste momento, é incentivar e apoiar este resgate, e criar um ambiente propício para que, no futuro, a aldeia venha a desenvolver a atividade turística”, antecipa a chefe do Núcleo Regional de Turismo de Ponta Grossa, Luciane Rosas, destacando a importância dos povos originários e a crescente busca pelo turismo de base comunitária.

Quanto ao Museu de Telêmaco Borba, a intenção, por meio dessas iniciativas, é a realização de um inventário participativo sobre a cultura indígena de Queimadas. “Estamos construindo um trabalho”, aponta Adriana.

Na quinta-feira, Setu e Museu se reuniram com dirigentes da Cultura e Esporte dos municípios. Na pauta a realização dos Jogos Indígenas na Aldeia de Queimadas. “É uma tendência entre algumas Aldeias. Inclusive, resgatando modalidades, como arco e flecha e corrida de tora”, conta a diretora do Museu. Por enquanto, os indígenas estão estudando a possibilidade de realizar os Jogos durante este ano. “Buscamos a Secretaria de Cultura e Esporte de Ortigueira para apresentar esta ideia”, conta Andrade.

“A prefeitura irá apoiar a realização do evento na aldeia. Entendemos a importância do trabalho de resgate cultural dos indígenas, não somente para o município de Ortigueira”, garante o secretário de Cultura e Esporte, Marco Antônio Macedo. A pasta, inclusive, já levou integrantes de Queimadas para participar dos Jogos Indígenas do Paraná, em Maringá, realizados pela Secretaria da Mulher e Igualdade Racial e Pessoa Idosa em setembro de 2023. “Conseguimos o transporte e alimentação para levá-los”, lembra.

A chefe de Divisão de Esporte, da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Recreação, Kessi Iarosz, também participou do encontro, e se colocou à disposição para a realização dos Jogos Indígenas. “Acredito que a união das cidades fará com que o esporte se fortaleça na região. O esporte é braço da cultura, do contrário também é verdadeiro, destaca, completando que o esporte precisa ser fortalecido e alcançado em todos os lugares que existam pessoas. “Poder desenvolver o esporte nas aldeias indígenas é contribuir para o desenvolvimento humano, cultura e respeito a eles”, finaliza.