• Museu Histórico Municipal

A memória fotográfica é uma importante fonte histórica, auxiliando no registro de fatos históricos, ao longo do tempo. Através de relevante material fotográfico, pertencente ao acervo pessoal de antigos moradores, que fizeram parte dessa História, foi possível ao grupo de historiadoras através de pesquisa, observações e estudos historiográficos e classificações, resgatar a transformação e evolução no município de Telêmaco Borba, desde que teve início, como distrito da cidade de Tibagi (chamado de Cidade Nova) e seus 60 anos de emancipação política.

É possível visualizar as diferenças das ruas, construções, no desfile cívico escolar na foto do Colégio Wolff Klabin, na Avenida Horácio Klabin, na época chamada de Avenida Apucarana e até hoje, a principal avenida do município.

As fotos foram classificadas em décadas através da observação, pesquisa e estudo historiográfico, tendo início na década de 1950.

Confira as fotos no arquivo, no final da matéria:

NA DÉCADA DE 1950

-  Temos a foto da balsa que fazia travessia no rio Tibagi. Entre Tibagi e Cidade Nova.

- Avenida Horácio Klabin (subida da Socomim) Casa dos Beltrão;

- Primeira casa de Saúde Dr. Feitosa (esquina  Hospital Dia).

NA DÉCADA DE 1960

- Avenida Apucarana - fotos anteriores a emancipação

- Configuração da foto mostra o bonde em 1960;

NA DÉCADA DE 1970

- Observa-se uma grande transformação na configuração da cidade, com melhorias de infraestrutura comercial, habitacional, social e educacional;

- Cruzeiro;

- Prefeitura;

NA DÉCADA DE 1980

-  Vemos a avenida Horácio Klabin em evolução como comércio mais estruturado, com hotéis, ponto de táxi;

- Construção da Concha acústica (próximo a cruz do mudinho);

-Praça do Pinheiros;

NA DÉCADA DE 1990

- Avenida Samuel Klabin – expansão comercial saiu da Horácio  -  já está asfaltada;

- Avenida Tiradentes

- DÉCADA DE 2000

- Vista noturna panorâmica a partir do cruzeiro

DÉCADA 2010