• Museu Histórico Municipal

O Cmei Tarsila do Amaral, localizado no bairro Vila Esperança, está com uma exposição artística montada no hall do Centro Cultural Eloah Martins Quadrado (Casa da Cultura), com a produção dos alunos voltada para os períodos de criação da artista brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973).

A exposição integra a 17ª Primavera dos Museus. A visitação ao público iniciou na segunda-feira, 25 de setembro, e prossegue até o dia 31 de outubro.

O Cmei Tarsila do Amaral realizou com as turmas de 3 anos várias propostas de releituras na linguagem das artes visuais, a partir da vida e obra da artista brasileira Tarsila do Amaral. Cada semana trabalhada pelas professoras, teve uma proposta com objetivo de vivenciar uma troca de experiências entre a arte, as memórias e as histórias da vida e obra da artista.

As professoras Janaína, Loren, Michele e Sthefanny iniciaram o desenvolvimento dos trabalhos com uma exposição no próprio CMEI com reproduções das obras da artista, para assim inserir os alunos no reconhecimento das obras, das fases iniciais de sua carreira, como também obras da fase pau-brasil, neo-brasil e obras de cunho social e a mais conhecida fase antropofágica.

Após essa etapa de reconhecimento de uma ambientação expográfica, os alunos assistiram ao filme "Tarsilinha', onde foi possível vivenciar em audiovisual a história da artista realizando uma imersão nas obras de uma forma lúdica, porém de muito aprendizado. Após o filme, os alunos realizaram uma visita ao Museu Histórico Municipal e finalizaram o desenvolvimento das atividades com a exposição que está muito criativa e relevante sobre o olhar voltado aos aspectos e características da abordagem de todas as fases que a artista vivenciou durante o seu processo de criação.

O CMEI, Tarsila do Amaral e toda sua equipe, assim como a SMCER e o MHM, convidam a todos para prestigiarem a exposição e assim reconhecer as obras da artista a qual possui seu acervo espalhado pelo Brasil e pela Europa, que soube retratar suas memórias e seu país de forma que tornou uma das artistas mais reconhecidas mundialmente.