• Museu Histórico Municipal

Encerrou no domingo (24), no Centro Cultural Eloah Martins Quadrado (Casa da Cultura), a 17ª Primavera dos Museus. Evento que ocorreu durante toda a semana, de 18 a 24 de setembro, com várias atividades direcionadas ao público da assistência social e ao público em geral.

A Semana, que teve como tema “Memórias e democracia: pessoas LGBTQIAPN+, quilombolas e indígenas”, foi promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em parceria com o Governo do Estado e apoio da Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio do Museu Histórico Municipal (MHM).

Estiveram presentes no encerramento, a secretária municipal de Educação, professora Rosimeyre Barbosa Siqueira e parte da sua equipe para prestigiar a abertura da exposição “Releituras, Memórias e Criatividade a partir das obras de Tarsila do Amaral”, assim como se fizeram presentes as professoras, os servidores e familiares dos alunos do CMEI Tarsila do Amaral, alunos responsáveis pela realização dos trabalhos que compõem a exposição.

Na sexta-feira (22), os representantes da Funai Mauro Leno de Curitiba e Marcos Cavalheiro de Londrina, o assistente social Deivid Carolli - IDR/Pr, o Dr. Renato Pereira da Aldeia de Queimadas e representantes do grupo de historiadoras de Telêmaco Borba, assim como a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), do CREAS e CRAS, estiveram presentes no teatro Maestro Sirinho para dialogar sobre questões relacionadas ao tema do evento como um todo, porém especificamente a temática indígena. Para a professora Edna Beltrão, a fala dos palestrantes, especificamente o relato do Indígena Dr. Renato Pereira, foi uma aula de história na prática. “O dia 22 de setembro foi um marco histórico para o Museu e para os presentes”, acrescentou.

Adriana Andrade, coordenadora do Museu agradeceu a presidente do Comite Territorial Vale do Tibagi, Ericléia Silva e ao vice João Firmino pelas presenças e interesses em futuras parcerias com o Museu Histórico Municipal. Também agradeceu a SMAS, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação (SMCER)  e a equipe da Guarda Patrimonial pelo apoio e parceria. Enalteceu as parcerias externas ao órgão público, como a Despertar e o IFPR – Instituto Federal do Paraná – Campus Telêmaco Borba, instituições essas que dedicaram seus espaços sem custos para receber o público para as atividades.

Se faz relevante agradecimentos aos integrantes do Conselho Municipal de Culutra (CMC),  nas figuras da presidente Lais Colauto, da vice Hevilin Santos que participaram com uma fala na abertura do evento sobre Patrimônio Histórico, e a conselheira Margarida Peres (Guida) da cadeira de artesanato e turismo, a qual realizou uma fala no diálogo do dia 22/09, realizando apontamentos para uma parceria com a aldeia de Queimadas para a venda de artesanato no município.

Para Laís Colauto, “nós precisamos parar de contar as histórias e deixar que as pessoas as contem! Precisamos devolver os locais de fala para quem realmente tem propriedade e essa edição da 17ª Primavera dos Museus veio para quebrar paradigmas e nos lembrar da importância e o dever que os museus tem na promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais à democracia. Que possamos a cada dia mais vermos a comunidade LGBTQIAPN+ , as comunidades quilombolas e os povos indígenas representados nos museus e em nossa sociedade”.

A organização do evento agradece, em especial, a cacique Luana e ao grupo artístico cultural de Queimadas que se fizeram presentes em toda a semana, participando de apresentações culturais e tradicionais dos povos Kaingangs, assim como se fizeram ouvidos no dia 22/09 no Seminário de Discussão sobre a cultura Indígena e a comercialização de artesanato indígena nos centros urbanos.

Para o chefe de divisão Cultural, Élyson Gomes, sediar na SMCER parte do evento da Primavera dos Museus foi gratificante. “Pois no espaço cultural se faz relevante que possamos dar voz aos povos originários. A todos os participantes e a todos os envolvidos direta ou indiretamente agradecemos a parceria, o apoio e o reconhecimento da importância desses eventos para o MHM”.