• Museu Histórico Municipal

Iniciou, na segunda-feira (18), a 17ª Primavera dos Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em parceria com o Governo do Estado e apoio da Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio do Museu Histórico Municipal (MHM).

O tema desta 17ª edição é “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, quilombolas e indígenas”. A proposta é destacar o papel dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade.

A solenidade de abertura aconteceu no Teatro Maestro Sirinho, no Centro Cultural Eloah Martins Quadrado (Casa da Cultura), com a participação do prefeito Dr. Marcio Matos, o vereador Élio Cezar ‘Fubá’ e o juiz de direito da Comarca de Telêmaco Borba, Dr. Pedro Toaiari de Mattos Esterce. Em seus discursos, enalteceram a importância cultural do tema e a valorização inclusiva num contexto democrático.

O secretário de Cultura, Esportes e Recreação, Fabrício Flores e de Assistência Social, Cleverson Silva dos Santos, e o chefe de Gabinete da prefeitura, Wanderley Carneiro e representantes da Secretaria Municipal de Educação prestigiaram o evento.

A coordenadora do MHM, Adriana Andrade, agradeceu a participação das autoridades e a presença significativa de alunos do curso de Magistério do Colégio Estadual Wolff Klabin, do Instituto Federal do Paraná – Campus Telêmaco Borba e frequentadores do Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude (CCAJ).  “Gratidão a todos que, direta ou indiretamente, estão nos auxiliando na realização desta 17ª Primavera dos Museus. Seguimos com uma completa programação para destacar o tema deste ano: Memórias e democracia: pessoas LGBT+, quilombolas e indígenas”, afirmou.

No primeiro dia houve uma Roda de conversa sobre Direitos Humanos: memórias, patrimônio e democracia, com a participação da Laís Colauto - jurista e presidente do Conselho Municipal de Cultura, o mestre Guilherme Sachs – IFPR, Aimoré Índio do Brasil Arantes, historiador da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC)  e  Evelin Santos, vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura e Ellen Cunha - Cosem/Pr (Coordenação do Patrimônio Cultural).

Destaque para a apresentação cultural do grupo da aldeia Kaigang, de Queimadas, do município de Ortigueira, trabalho conduzido pelo Dr. Renato Pereira e Elizeu Aparício. Aldeia que tem como cacique Luana Correia.

A 17ª Primavera dos Museus segue até o próximo domingo (24) com uma série de atividades.

Acompanhe a programação da 17ª Primavera dos Museus em Telêmaco Borba.

PROGRAMAÇÃO DO MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL DE TELÊMACO BORBA

Avenida Samuel Klabin, 725 - Casa das Artes - Centro

museuhistorico@telemacoborba.pr.gov.br

Telefone : (42) 3904-1614.

18/09/2023 - 13h30 às 15h30

ABERTURA - Roda de conversa: Direitos Humanos: memórias,

patrimônio e democracia.

Laís Colauto - Jurista e Presidente do Conselho M. de Cultura;  Me. Guilherme Sachs – IFPR;  Ellen Cunha - Cosem/Pr.

Local: Auditório do Centro Cultural Eloah Martins Quadrado.

18/09/2023 - 15h30 às 17h

APRESENTAÇÃO - Apresentação Cultural - kaingang de

Queimadas. Feira de artesanato.

Local: Coreto da Praça da Família

19/09/2023 - 09h às 11h

OFICINA - Entre hachuras e cores: um diálogo com o acervo indígena. Oficina irá trabalhar o desenho, a pintura a partir da poética dos objetos do acervo indígena do Museu Histórico Municipal. Docente responsável: Leonardo Nickson.

Local: Instituto Federal do Paraná - Campus Telêmaco Borba - Vila Cultural - sala de artes visuais.

20/09/2023 - 14h às 17h

OFICINA - Entre hachuras e cores: um diálogo com o acervo

indígena. Oficina irá trabalhar o desenho e a pintura a partir da poética dos objetos do acervo indígena do Museu Histórico Municipal. Participação: Artistas Bruno Cruz e Adonis Galdino.

Local: Despertar Avenida Paraná, no 360 - Centro.

Centro de Convivência da Criança/TB.

21/09/2023 - 14h às 17h

OFICINA - Dobraduras: o papel da democracia para garantir a diversidade. Me. Guilherme Sachs - Docente IFPR

Local: Instituto Federal do Paraná Vila Cultural - sala de artesanato

22/09/2023 - 09h às 17h

PALESTRA - Discussão sobre a cultura Indígena e a comercialização de artesanato indígena nos centros urbanos.

Prof. Dr. Wagner Roberto do Amaral. Pós-doutorando, Funai Curitiba/Londrina, Deivid Carolli - IDR/Pr.

Local: Auditório do Centro Cultural Eloah Martins Quadrado.

Acesso pela portaria da praça da família. Casa da Cultura.

Avenida Chanceler Horácio Lafer, 1.200

24/09/2023 - 17h às 19h

LANÇAMENTO - Exposição: Releituras, Memórias e Criatividade

a partir das obras de Tarsila do Amaral. Pré-lançamento para

os pais e servidores do CMEI Tarsila do Amaral.

Local: Hall do Centro Cultural Eloah Martins Quadrado

25/09/2023 a 31/10/2023 - 08h às 17h30

EXPOSIÇÃO - Releituras, Memórias e Criatividade a partir das

obras de Tarsila do Amaral. Releituras realizadas pelas Pro-

fessoras e pelos/as alunos/as do Cmei Tarsila do Amaral. Uma

imersão na poética infantil.

Local: Hall Centro Cultural Eloah Martins Quadrado

Fotos - Oberek