• Museu Histórico Municipal

Nesta quinta-feira (14), o Cmei Tarsila do Amaral visitou, com a turma de 03 anos, o Museu Histórico Municipal (MHM) de Telêmaco Borba. A visita fez parte integrante do cronograma de atividades para a participação do CMEI na 17ª Primavera dos Museus, a fim de aproximar os alunos com a rotina de visitação nas instituições museológicas e desta forma, instigar os pequenos que serão o futuro público em potencial para os Museus.

Os trabalhos, em parceria, iniciaram na escola com a imersão na vida e obra da artista brasileira Tarsila do Amaral (1886- 1973). Cada semana teve uma atividade com o objetivo de aproximar, a arte, a memória e as histórias.

Os alunos também tiveram na semana passada uma tarde recheada de cores e imersão nas obras de Tarsila através do filme Tarsilinha, o qual teve a sua finalização nas dependências do Museu Histórico na tarde de ontem. O objetivo da atividade foi a de realizar uma troca de experiencias entre a arte, as memórias e as histórias. Pois o filme trata especificamente sobre a importância das lembranças, das recordações para além das nossas próprias memórias. Nesse sentido, o Museu fez a diferença recebendo a visitação dos alunos que conheceram um pouco da história do início do munícipio, essa construção de memórias coletiva onde apreciaram o acervo indígena através dos objetos kaingang; interagiram com o acervo que remete a vida cotidiana das antigas fazendas e visitaram uma parte do acervo que fica salvaguardado na reserva técnica, onde os objetos tridimensionais e documentos são guardados e passam pelo processo de higienização e catalogação.

A última etapa das atividades se dará com a abertura da exposição artística dos alunos, a qual faz parte da programação das atividades da 17ª Primavera dos Museus, as quais irão tratar de releituras sobre as obras de Tarsila do Amaral. A visitação do público poderá ser realizada após o encerramento da Primavera dos Museus.

Adriana Andrade, coordenadora do MHM, agradece a toda equipe do Cmei Tarsila do Amaral, pela parceria com o Museu Histórico Municipal, reforçando a importância desse formato de atividade para a formação cultural dos alunos, iniciado desde a fase da infância. E confirma: “São as crianças, os adolescentes e os jovens de hoje que se tornarão o futuro público frequentador do MHM e se tornarão um público assíduo da arte e da cultura promovida pelo município”. Acreditando nessa construção, se faz importantíssimo investir nessa parceria para um futuro promissor e democrático quando se fala sobre a história do município, sobre arte e cultura, pois são palavras que carregam a chancela para dialogar sobre princípios para a formação do indivíduo.

Para a direção e coordenação do Cmei, Vilma de Melo Souza e Irene Alves de Melo, “a parceria entre o Cmei Tarsila do Amaral e o museu é de grande importância para o universo infantil. É um local que oferece a oportunidade de grandes descobertas. Quando levamos a criança ao museu contribuímos para o desenvolvimento de um olhar atento e a ampliação do seu repertório cultural. Aproximar as crianças da arte é fundamental para apresentar a herança cultural de um povo”, disseram.

O chefe da Divisão de Cultura, Élyson Gomes, agradeceu a equipe do Cmei pela parceria com o MHM nesta ação cultural que beneficiará sobremaneira os alunos, avaliou.