• Museu Histórico Municipal

O Cmei Tarsila do Amaral recebeu, na segunda-feira (4), a visita da técnica em artes e cultura Adriana Andrade e atual coordenadora do Museu Histórico Municipal, a qual levou alunos um pouco da história e da poética da artista brasileira Tarsila do Amaral (1886- 1973).

O motivo da imersão na vida e obra da artista partiu das professoras da turminha de 3 anos, Janaina Suero Mendes, Loren Valla, Michéle Marins e Sthefanny Cazassa, que queriam abordar de forma diferente a explanação sobre a artista a qual o Cmei leva o nome como homenagem a arte brasileira. Nesse sentido, a equipe preparou uma exposição para interagir com as obras da artista e iniciar os alunos as regras de visitação a museus de arte e assim ambienta-los para as futuras ações.

O Cmei tem a direção da professora Vilma Aparecida Heitkoetter de Melo Souza e na coordenação pedagógica Irene Alves de Mello Brenag.

A parceria entre a equipe do Cmei com o Museu Histórico Municipal é uma das atividades que estarão sendo contempladas através da semana da 17º Primavera dos Museus.

Na semana de 18 a 24 de setembro, a qual será repleta de atividades com grandes instituições parceiras, a iniciativa com a parceria do CMEI Tarsila do Amaral, não acaba por aí.

As crianças tiveram uma tarde recheada de cores e imersão nas obras de Tarsila através do filme Tarsilinha, que compôs uma das várias atividades programadas pelo Museu com a equipe do CMEI. O filme foi reproduzido no teatro Sirinho, especialmente para as crianças pudessem entender o mundo fascinante da arte, através da linguagem do audiovisual.

Também irão realizar no mês de setembro uma visita ao Museu Histórico de Telêmaco Borba para apreciar o atual acervo em exposição, assim como conhecer a reserva técnica, onde os objetos e documentos são guardados e por fim ser possível realizar essa mediação entre arte, cultura, histórias e memórias.

Todo trabalho entre as instituições, ambas da Prefeitura, pretende promover a interação da arte que muitas vezes se faz distante do público de forma imersiva e participativa, dessa forma a conclusão das atividades se dará através de uma exposição artística dos trabalhos produzidos pelos pequeninos, a qual terá sua abertura dia 25 de setembro no hall do Centro Cultural Eloah Martins Quadrado (Casa da Cultura).

Adriana agradece a toda equipe do Cmei Tarsila do Amaral, pelo incentivo das visitações ao Museu Histórico, reforçando a importância desse formato de atividade para a formação cultural das crianças. Destaca a oportunidade de trabalhar com toda a equipe do Cmei e acrescenta: “Desde nossas primeiras reuniões, eu fiquei fascinada com a dedicação e o amor que as professoras e a equipe ofertam as crianças. Sem contar a experiência com a sensibilidade dos pequenos e o compartilhamento de aprendizado com a equipe toda do Cmei. Tenho a certeza que essa parceria irá se perpetuar para futuros eventos, com intuito de divulgar e enaltecer a importância do Museu Histórico Municipal, o qual tem potencial para trabalhar em vários formatos, afim de enaltecer e democratizar a arte, a cultura e a memória do seu povo”. Em breve será divulgado a publicidade da exposição”.

Para o chefe da Divisão de Cultura, Élyson Gomes, “"a parceria com a Educação só vem somar com as nossas atividades culturais, caminhando juntos conseguimos chegar mais longe. Parabenizo a nossa técnica em artes e cultura Adriana Andrade que vem desenvolvendo um trabalho maravilhoso no Museu Histórico Municipal e agradecemos as professoras de toda a rede de Educação que sempre estão dispostas a abraçar a causa e aproximar as crianças à Cultura".