• Museu Histórico Municipal

Esta é uma página do Museu Histórico Municipal que tem como objetivo destacar fatos e fotos históricas de nossa cidade que marcaram o seu dia-a-dia, desde seus primeiros passos, ainda em Harmonia-Monte Alegre. Muito já se escreveu sobre a história da cidade e poder-se-ia dizer que esta seria “mais uma”, no entanto, o objetivo do Museu Municipal é registrar fatos que marcaram o surgimento e crescimento da “Cidade Nova”, sob a ótica do que se escreveu nas páginas do jornal “O Tibagi” e pela narrativa de pessoas que testemunharam o seu nascimento, crescimento, seus “causos” e sua história.

O nascimento da cidade de Telêmaco Borba deu-se na década de 50, com a ideia original do Dr. Horácio Klabin, idealizador e realizador da construção de uma “cidade nova” do outro lado das margens do Rio Tibagi. Não existe nenhuma alternativa de se falar na história da cidade, sem citar Dr. Horácio Klabin, pessoa visionária, idealista e marcante nos acontecimentos sociais e esportivos que antecederam à emancipação municipal e fortaleceram a ideia de se criar uma nova cidade para abrigar novos moradores e, principalmente, trabalhadores da empresa Indústria Klabin de Papel e Celulose (IKPC), denominação da época.

Dr. Horácio nasceu em 1918, foi um dos fundadores da Indústria Klabin e, aos 27 anos de idade, foi diretor administrativo da empresa. Em Harmonia-Monte Alegre, além das atividades de trabalho, destacou-se no surgimento de entidades sociais e esportivas para o lazer de seus habitantes. Com seu espírito social e esportivo, decidiu fundar o Cine Harmonia, com sessões durante a semana (menos na segunda-feira). Aos domingos, tinha matinê a tarde e duas sessões noturnas (19h e 21h). Um detalhe importante: os filmes vinham diretamente de São Paulo e Rio de Janeiro via aérea para Monte Alegre.

Esportista e amante do futebol, era membro do Conselho Deliberativo do Corinthians Paulista (SP) e inspirou-se nas cores alvinegras para fundar o Clube Atlético Monte Alegre (C.A.M.A.) e, em dois anos, transformá-lo no primeiro time do interior a ser campeão estadual. Uma conquista inédita que ganhou manchetes em todo o país.

Além desse feito, em 1949, foi fundador do Jornal O TIBAGI, cujas edições eram distribuídas gratuitamente aos funcionários da empresa Klabin

Também, no ano de 1949, fundou a Rádio Sociedade Monte Alegre Ltda. Tanto o jornal como a emissora quebraram barreiras pelo pioneirismo na comunicação social do Paraná, porque, além de serem interioranos, eram de localidade quase desconhecida dos paranaenses.

Também é fruto de sua inspiração e pioneirismo a construção do Bonde Aéreo ligando Harmonia (mais precisamente a empresa) à “cidade nova” que surgia às margens do Rio Tibagi.

Recebeu o título de Cidadão Honorário e Benemérito de Telêmaco Borba e Cidadão Honorário do Paraná. Faleceu em 25 de março de 1996, aos 78 anos de idade, vítima de infarto, no Rio de Janeiro. Sua morte o impediu de ver a cidade crescer e hoje, com mais de 80 mil habitantes, se transformar em uma das principais do Estado do Paraná.