• Museu Histórico Municipal

O Museu Histórico Municipal de Telêmaco Borba (MHM), em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), realiza de 19 a 25 de setembro, a 16ª Primavera dos Museus.

A programação oficial será disponibilizada a partir de segunda-feira (12), para isso acessar o link https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/eventos/16a-primavera-dos-museus .

O TEMA DA 16ª PRIMAVERA DOS MUSEUS

O tema este ano é “Independência e Museus, Outros 200, Outras histórias.

Que outros sentidos e independências o Brasil e os brasileiros viveram nestes 200 anos?

Pensando nesse questionamento, “Independências e museus: outros 200, outras histórias” foi o tema escolhido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para a temporada de eventos socioculturais, a serem realizados durante a 16ª edição da Primavera dos Museus.

Neste contexto, citamos o relevante papel de mulheres, africanas/os e afrodescendentes, povos originários, sertanejos, ribeirinhos de norte a sul do Brasil, nas lutas pela independência oficial do Brasil, como, ainda hoje, pela escuta, pela busca de respeito, reconhecimento e integração de suas culturas ao contexto nacional. Buscar conexões entre espaços, temporalidades, histórias e experiências é um caminho para resgatarmos os inúmeros processos de independências no país.

Devemos aproveitar este momento do Bicentenário da Independência para renovar os olhares sobre este fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.

Que sejam dadas as oportunidades de escuta e contação de tantas outras histórias.

MUSEU HISTÓRICO DE TELÊMACO BORBA

O Museu Histórico Municipal está na Casa das Artes, Avenida Samuel Klabin, 725, Centro, o horário é de segunda à sexta, das 09h às 11h e das 14h às 17h para visitação.

Faça seu comentário!

Transparência

Vacinômetro

Agenda Vacinas

Ação Organização

Boletim COVID-19