• Museu Histórico Municipal

Uma verdadeira aula sobre a história de Telêmaco Borba. Essa foi a tônica da entrevista realizadas com as professoras de História, Maria Conceição Xavier e Edna da Cunha Beltrão Tomaz, realizada pelo projeto do Museu Histórico Municipal (MHM), “Lembranças e Memórias”, na terça-feira (21).

Elas relataram sobre as suas lembranças sobre a cidade, quando eram crianças, adolescentes e também sobre quando lecionavam nas escolas da cidade. Entre essas memórias, foram relatando o desenvolvimento da cidade, quando ainda não era emancipada e se chamava Cidade Nova.

As professoras também destacaram sobre um grupo de historiadores da cidade, que estão buscando auxiliar o Museu Histórico Municipal no resgate da história da cidade, desde antes mesmo da sua fundação, até os dias atuais.

O projeto Lembranças de Memórias é idealizado pela técnica em Artes e Cultura, Adriana Andrade, e pela historiadora, Cinthia Benck. A entrevista foi conduzida pelo jornalista, André Romanowski, que foi auxiliado por Cinthia.

O museu vem passando por uma reestruturação, adequando seu acervo, suas coleções de forma que uma narrativa seja exposta ao visitante do espaço museológico. Neste sentido o Projeto Lembranças e Memórias, irá acrescentar a esse acervo em salvaguarda, os relatos orais que serão coletados nesses encontros que tem a previsão de acontecer quinzenalmente, conforme o cronograma e o aceite dos eventuais convidados”, explicou, Adriana.