• Museu Histórico Municipal

A Prefeitura de Telêmaco Borba, por meio do Museu Histórico Municipal (MHM), está realizando a 16ª Primavera dos Museus com o tema “Imagens & Textos”, Outros 200 Anos, de J. A. Sintra.

A solenidade de abertura ocorreu na noite de segunda-feira (19), na Casa das Artes, com a presença do prefeito Dr. Marcio Matos e os secretários municipais Fabrício Flores (Cultura e Esporte) e Dr. Rubens Benck (Gabinete). Prestigiaram o evento o chefe de Gabinete, Paulinho Gomes, o vereador Toninho Flenik e o escritor Antonio Marques.

O evento coordenado pela técnica de Artes e Cultura, Adriana Andrade e pela turismóloga, Letícia Ribinski (responsável pela Casa das Artes).

Na sequência houve a abertura da Exposição de “Imagens & Textos”, do artista plástico J.A. Sintra. E a conversa com a professora de História Maria da Conceição Xavier que tratou do tema “A Mulher Visível e Invisível na História", relatou sobre a vida de Dona Leopoldina (esposa de Dom Pedro I)”. Participaram a professora Edna Beltrão, que tratou sobre o grupo de historiadoras do Município e Vania Battezzati que abordou sobre a história de sua mãe, Zelia Battezati, a primeira vereadora eleita em Telêmaco Borba.

A exposição do artista J. A. Sintra prossegue até o dia 30 de setembro, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30m no Museu Histórico, sito a Avenida Samuel Klabin, 725, Centro, na Casa das Artes. A entrada é gratuita.

Sobre o autor - José Antonio Sintra

Nascido em Canjerana, Mundo Novo, no estado da Bahia, em abril de 1969. Filho de Antonio Sintra, lavrador, sem escolarização e de Clotildes, ‘do lar’, com escolarização básica; ambos falecidos; o pai, quando o artista contava cinco anos de idade e a mãe, recentemente.  É o terceiro de 4 irmãos, sendo duas meninas.  Casado com Claudia Kataline (Professora), há 19 anos e pai de uma menina (12 anos) e de um menino (06 anos). É Coordenador Pedagógico, no Colégio Estadual Wolff Klabin, em Telêmaco Borba/PR.

José Antonio Sintra, desde os primeiros anos de escola, sempre se mostrou muito interessado em cultura e artes, mostrando muito talento e habilidade naturais para o desenho e a pintura. Sempre se mostrou bom pesquisador e logo que teve em mãos lápis e papel, enveredou-se sozinho pelo mundo dos traços e desenhos. Autodidata, desde muito cedo (por volta dos seus 13 anos) já dava aulas de desenho e pintura, atividade que faz até o momento.

Formou-se em Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, em 1998 e Pós-graduou-se em Supervisão Escolar, pela Universidade Salgado de Oliveira (Rio de Janeiro) em 1999. De 1993 a 2007, lecionou Arte nas escolas da Rede Estadual de Educação. Nesse período, simultaneamente, ministrava aulas e cursos de Arte, para crianças, jovens, adultos e Terceira Idade. Foi chargista e ilustrador do Jornal do Povo (Telêmaco Borba/PR), em 1996.  Foi o idealizador e responsável pela primeira pintura mural de Telêmaco Borba/PR, em 1985, quando pintou os muros do Colégio Estadual Wolff Klabin (fachadas da Avenida Paraná e da Avenida Presidente Kennedy), com temas da Independência do Brasil.

Sua carreira é pontuada pela participação em vários cursos e eventos de Arte; também, em participação em exposições e concursos.

José Antonio Sintra é fundador e Diretor da GEHRMANN & SINTRA – CONSULTORIA PEDAGÓGICA, organização responsável, entre outras atividades, por desenvolver e ministrar aulas e cursos de arte e palestras.

CONTATOS:

E-mail: gehrmannesintracpe@gmail.com

Telefone: (42) 99924-3840 WHATSAPP

Conversa com a professora de História Maria da Conceição Xavier e a participação da professora Edna Beltrão e Vania Battezzati.

Imagens – Canal Prosa de Monte Alegre/Oberekando