• Museu Histórico Municipal

Uma iniciativa do Museu Histórico Municipal (MHM) movimentou as crianças da Escola Municipal Terezinha de Jesus. Os alunos estão confeccionando cartões de Natal, que depois serão doados para pessoas e instituições.

O prefeito, Dr. Márcio Matos, esteve na escola na tarde de quinta-feira (25), onde observou e incentivou as crianças na confecção dos cartões. “Essa é uma iniciativa sensacional. Tudo que motiva as nossas crianças é válido e as ajuda em seu desenvolvimento, como alunos e cidadãos. Parabéns as equipes do Museu e da Escola pela iniciativa”, elogiou.

A diretora, Kellen França, destacou que o projeto se alinha a parte pedagógica da escola, que une a educação à arte. “Eles são muito curiosos e eufóricos com relação ao projeto. Vão unir a arte com o aprendizado sobre o museu. Estamos terminando bem um ano que foi complicado, devido a pandemia”, comentou, destacando que as sete turmas da Escola participam do projeto.

Os alunos do 1º ano, realizaram a confecção do cartão em xilogravura. A professora Regina Paula, comentou sobre a importância da ação. “Põem na prática o que os alunos já vêm estudando. Eles acabam aprendendo muito e acabam tendo um maior contato com o Museu. Sem dúvidas essas crianças vão querer saber mais e incentivar os pais e familiares a leva-los para conhecer o lugar”, opinou.

A professora Tamara Noá Misael, do 2º ano, ressaltou a expectativa que os alunos estão para o Natal. “Falávamos que falta um mês para o Natal e eles estavam ansiosos para as atividades referentes a data. Eles gostam demais, vocês verão que são muito criativos, pois essas atividades exploram o lúdico e incentivam a criatividade”, comentou, enaltecendo a parceria com o MHM.

As alunas do 2º ano, Lívia de Souza e Andrya Evellyn, ambas com 7 anos, pintavam os seus cartões, com desenhos Natalinos. “Estamos gostando muito. É uma atividade muito legal e tomara que as pessoas que receberem o cartão gostem!”, concordaram as duas.

A coordenadora do museu e técnica em Artes e Cultura, Adriana Andrade, comentou que como o Museu está com visitação restrita, essa é uma forma de levar o MHM até as crianças. “Esse é o início de uma ação educativa para levar o Museu para as escolas. Isso movimenta e dá visibilidade ao museu, aproveitando a temática natalina, que traz afetividade, lembranças e memórias”, explicou.

A historiadora e uma das idealizadoras do Projeto Lembranças e Memórias, Cinthia Benck, explica que além da visibilidade, o Museu Histórico Municipal tem uma atividade pedagógica. “Ela desenvolve uma educação do tipo não formal”, informou.

O secretário municipal de Cultura, Esportes e Recreação, Fabrício Flores, elogiou o trabalho e destacou os esforços da equipe. “A nossa equipe está restaurando e retomando as atividades do Museu, e saindo além muros com uma atividade que alia Educação e História. Estão todos de parabéns!”, enalteceu.