• Museu Histórico Municipal

Uma iniciativa do Museu Histórico Municipal (MHM) movimentou as crianças da Escola Municipal Conselheiro Zacarias. Os alunos estão confeccionando cartões de Natal, que depois serão doados para pessoas e instituições.

O prefeito, Dr. Márcio Matos, esteve na escola na tarde de quarta-feira (01), onde observou e incentivou as crianças na confecção dos cartões. “Essa é uma iniciativa sensacional. Tudo que motiva as nossas crianças é válido e as ajuda em seu desenvolvimento, como alunos e cidadãos. Parabéns as equipes do Museu e da Escola pela iniciativa”, elogiou.

A coordenadora pedagógica da Escola, Mariusa de Jesus Siqueira, considerou o projeto de suma importância. “Vem somar, pois remetem às lembranças afetivas. Numa época em que vivemos uma pandemia, é um momento de alegria para as crianças, que traz esperança. Duas coisas que estamos carentes ultimamente”, opinou.

A professora do 1º ano, Tatiana Regina de Andrade, destacou a parceria com a professora de artes, Joseane Tonkio, e falou da aceitação dos alunos pelo projeto. “Aceitaram muito bem. Essa é uma ação muito interessante, pois envolve a Educação com outros projetos. As crianças puderam aprender mais sobre o Museu, que abriga a história do nosso município, e em breve pretendem visitá-lo”, comentou.

Outra professora do 1º ano, Iraci de Fátima Oliveira, também comentou que os alunos gostaram muito da iniciativa. “É algo diferente para eles. Estão muito empolgados, fazendo os cartões com muito carinho e dedicação. Estão entusiasmados com a ideia de que esse cartão vai para alguém e também por receber o prefeito na escola”, contou.

A coordenadora do museu e técnica em Artes e Cultura, Adriana Andrade, comentou que como o Museu está com visitação restrita, essa é uma forma de levar o MHM até as crianças. “Esse é o início de uma ação educativa para levar o Museu para as escolas. Isso movimenta e dá visibilidade ao museu, aproveitando a temática natalina, que traz afetividade, lembranças e memórias”, explicou.

A historiadora e uma das idealizadoras do Projeto Lembranças e Memórias, Cinthia Benck, explica que além da visibilidade, o Museu Histórico Municipal tem uma atividade pedagógica. “Ela desenvolve uma educação do tipo não formal”, informou.

A secretaria municipal de Educação, Rosimeyre Barbosa Siqueira Carneiro, destacou que o projeto "Lembrança e Memória" compreendendo que, lembranças e memórias também se eternizam através de práticas de vida e afetividade desenvolveu nas Escolas Municipais Teresinha de Jesus e Conselheiro Zacarias o resgate cultural que contou com a valiosa colaboração dos alunos através da produção de cartão natalino. “Ações como esta contribuem com o resultado esperado dentro do projeto e ainda desenvolve na vida de cada criança o sentimento e a capacidade de se reconhecer como sujeito pertencente e ativo na história”, opinou.