O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em parceria com o CEMEP, organizou atividades alusivas à Páscoa junto aos pacientes do intensivo. Dentro da programação foi realizada a encenação da Paixão de Cristo.

Ainda os pacientes participaram de uma caça aos ovos e na sequência foram presenteados com chocolates, tendo a parceria e doação da Vale do Tibagi e Cacau Show.

CAPS E AS OFICINAS

A história dos Centros de Atenção Psicossociais se inicia em consonância com o movimento de Reforma Psiquiátrica no Brasil, tendo como principal objetivo dar fim ao modelo médico-asilar/manicomial.

Os CAPS trabalham, enquanto instituições representantes dos ideais da Reforma, com o objetivo de reinserção social do usuário, atuando como dispositivos comunitários e regionalizados, que oportunizam um grau de assistência e de reabilitação psicossocial, por meio do acesso ao trabalho, ao lazer, a educação, a cultura, ao exercício dos direitos civis e ao fortalecimento dos laços familiares e comunitários dos indivíduos em sofrimento mental.

Dentro desse contexto, surgem então as oficinas que são ferramentas valiosas de cuidado e reinserção social desses indivíduos, pois, mediante o trabalho e a expressão artística,

Partindo do artesanato, até o uso da música, da arte, dos esportes e de tantos outros elementos possíveis de se constituírem como temas de oficinas terapêuticas. As oficinas devem promover a convivência, a socialização e a cidadania dos usuários.

Propiciando um espaço para autonomia e a politização dos indivíduos, as oficinas são reconhecidas por permitir a aliança entre muitos aspectos necessários para a recuperação psicossocial dos indivíduos.