A Prefeitura de Telêmaco Borba está beneficiando a população com uso de geotecnologias no combate à dengue. A Secretaria de Saúde está utilizando soluções para a gestão inteligente, aproveitando o cadastro imobiliário georreferenciado, aplicação e o treinamento fornecidos pela empresa Senografia Desenvolvimento e Soluções, contratada para o georreferenciamento do município, onde é possível um trabalho pontual de prevenção à dengue.

Inicialmente é realizado um trabalho de gabinete, apontando os possíveis locais de focos, para a posterior ação pelas equipes de campo, apoiando o efetivo humano e a infraestrutura disponível aos profissionais de saúde do município.

De acordo com a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes, “o geoprocessamento porta-se como nova uma ferramenta que está nos auxiliando no trabalho, trazendo inovação. Os mapas são ferramentas de apoio na gestão de saúde, no planejamento de ações, identificação de áreas de maior risco ou vulnerabilidade, bolsões de possíveis focos. Até então utilizávamos esta ferramenta no formato físico, impresso, com alfinetes e agora temos esta ferramenta digital, em tempo real, com possibilidade de acesso por vários operadores, compartilhando a informação entre a gestão, para utilização na atenção primária e vigilância em saúde, auxiliando no direcionamento de ações.”

Esta transformação digital contribui para o trabalho da Secretaria de Saúde para uma gestão mais preventiva e assertiva. Atualmente, em Telêmaco Borba há uma incidência de 1 caso de dengue para cada 1.056 habitantes, bem menor que no restante do Brasil (1 caso para cada 112 habitantes).

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba