Nesta sexta-feira (29), último dia útil do mês, os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vestiram a camisa em alusão ao “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio, que neste ano teve o slogan: “Se precisar, peça ajuda!”.

As equipes das Unidades Básicas de Saúde, da Farmácia Central, do Centro de Especialidades, do Centro Municipal de Reabilitação, do setor administrativo da SMS, do Tratamento Fora do Domicílio. do Projeto Buscando Saúde, entre outros setores, se vestiram de amarelo para celebrar e conscientizar sobre a data.

Também nesta sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde, as equipes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e da Atenção Primária em Saúde realizaram no CAPS, a roda de conversa com o tema: “Manejo Clínico em Saúde Mental na Atenção Primária”, que foram realizados pelos médicos do CAPS e APS.

SETEMBRO AMARELO 2023: SE PRECISAR, PEÇA AJUDA!

Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. Essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe.

Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.