Acontece neste sábado (19), na Praça da Família, o Dia D da Semana da Família. E a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) preparou alguns serviços para serem realizados, entre eles a vacinação contra a Covid-19 e a Influenza (gripe).

A vacinação acontece das 08 às 12 horas, e serão ofertadas a vacina contra gripe, para pessoas acima dos seis meses de idade e também a dose bivalente da vacina contra a Covid-19, para pessoas a partir de 18 anos, desde que tenham tomado duas doses de vacina monovalente há no mínimo quatro meses.

É importante levar o Cartão de Vacinas, documentos e pessoas menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

OUTROS SERVIÇOS

Além da vacinação, a SMS realizará outros serviços como: Odontologia (orientações sobre higiene, pré-natal odontológico, teste da linguinha e câncer bucal), Farmácia (orientações sobre o uso racional de medicamentos e medida da glicemia) e Vigilância Sanitária (dengue e saúde do trabalhador).

ALERTA

O Ministério da Saúde recebeu na noite desta quinta-feira (17) a notificação de um caso da variante EG.5 da covid-19 no Estado de São Paulo. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, com 71 anos de idade. De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), a paciente já está curada, tendo apresentado os primeiros sintomas de febre, tosse, fadiga e dor de cabeça em 30 de julho, sendo que fez a coleta para exame laboratorial em 8 de agosto. A informação é de que a senhora está com o esquema vacinal completo.

A recomendação da vacinação como principal medida de combate à covid-19 se torna cada vez mais importante, com atualização das doses de reforço para prevenção da doença. Desde o fim da emergência, decretado pela OMS em maio deste ano, ainda se mantém a recomendação para que os grupos de maior risco de agravamento pela doença continuem a seguir as medidas de prevenção e controle não farmacológicas, incluindo o uso de máscaras em locais fechados, mal ventilados ou aglomerações, além do isolamento de pacientes infectados com o vírus SARS-CoV-2. A recomendação também vale para pessoas com sintomas gripais.

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba