A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta que nos últimos 13 dias os casos positivos de Covid-19 voltaram a subir em Telêmaco Borba, e no último boletim, divulgado na segunda-feira (21), aponta 21 casos ativos na cidade.

Contando os últimos 30 dias, no dia 21 de julho haviam seis casos ativos na cidade. Entre os dias 31 de julho a 08 de agosto o número de casos chegou a zerar, porém depois do dia 09 houve uma ascendência nos casos ativos, chegando a 21 casos ativos registrados.

Diante da situação, a SMS destaca a importância de manter a vacinação contra a Covid-19 em dia, inclusive com a dose bivalente. As vacinas contra a Covid-19 são disponibilizadas nas 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade todas as terças e quintas-feiras, das 08 às 17 horas. A partir de setembro, a SMS aplicará a vacina de segunda a sexta-feira, também nas UBS.

É importante levar o documento pessoal e também a Carteira de Vacinação.

ALERTA

Na segunda-feira a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) lançou uma nota alertando sobre a nova variante da Covid-19, a EG.5, que foi detectada em São Paulo em uma mulher de 71 anos.

O documento ainda informa que existe um crescimento acelerado e a possibilidade de que possa haver um efeito crescente no número de casos de Covid-19 a partir da introdução desta nova variante.

A principal medida de prevenção contra a Covid-19 é a vacina. As doses contra a doença estão disponíveis para toda a população acima de 6 meses de idade. Recomenda-se que a população mantenha o calendário vacinal atualizado, preferencialmente com a vacina bivalente quando recomendado.

Algumas medidas não farmacológicas de prevenção e controle também são importantes, como a higienização adequada das mãos com álcool 70% ou água e sabão, ventilação de locais fechados, isolamento dos casos confirmados de Covid-19 e uso de máscaras (se necessário).

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba