As fake news tornaram-se uma grande ameaça política e pessoal em todo o mundo. Basta observarmos a quantidade de informações falsas sobre saúde, que intimidam a população e fez com que os índices de vacinação tenham caído drasticamente.

“Estamos vivendo uma epidemia de desinformação sobre vacinas no Brasil. Não é exagero: se alguma doença infectasse sete em cada dez brasileiros, nós chamaríamos isso exatamente assim”, explica a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes.  

Uma pesquisa da IPSOS realizada em 27 países revelou um dado preocupante: os brasileiros acreditam em notícias falsas mais do que a maioria das pessoas no mundo, e os resultados podem ser fatais.

“As fake news estão nos deixando doentes?” é um estudo feito conjuntamente pela Avaaz e pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), membro da Vaccine Safety Net (Rede de Segurança de Vacinas - VSN) - uma rede global coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O objetivo era examinar o papel que informações incorretas, difundidas por redes sociais e aplicativos de mensagens, podem ter na redução das taxas de cobertura vacinal no país, que atingiu os níveis mais baixos, após 16 anos, em 2017.

Segundo dados do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI-MS), nos últimos dois anos as coberturas vacinais entre menores de 1 ano de idade foram inferiores ao mínimo desejado.

O período crítico começou em 2017, quando 25% da população em risco de contrair febre amarela, a maioria crianças, não foi vacinada. O problema permanece crítico: dados recentes revelam que apenas 88% da população-alvo foi vacinada contra sarampo em todo o país este ano (o percentual mínimo para a eliminação desta doença é 95%), enquanto 100 municípios vacinaram menos de 50% da população-alvo contra a poliomielite.

“Com frequência, a discussão sobre desinformação é permeada por partidarismo político. No entanto, a desinformação sobre nossa saúde não é partidária e diz respeito à vida de todos nós”, alertou, Marlise.

Diante desse quadro alarmante, a Secretaria Municipal de Saúde alerta, caso receba uma mensagem ou tenha dúvidas sobre questões da Saúde, consulte as informações no link no final da matéria. Não deixe que as fake news e a desinformação prejudique a sua saúde e de quem você ama.

Se tiver alguma dúvida, clique aqui: https://sbim.org.br/images/files/po-avaaz-relatorio-antivacina.pdf .

Loading...

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba