A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na quinta-feira (11,) na UniFateb, uma ação educativa de prevenção e combate à Dengue. O trabalho foi conduzido pelos técnicos da Vigilância em Saúde e Agentes de Endemias.

A ação foi uma parceria entre a Unifateb, Colégio Dom Bosco e a Secretaria Municipal de Saúde. Foi abordado o tema paras as crianças, adolescentes e adultos nos períodos da manhã, tarde e noite.

O objetivo foi alcançar a comunidade através da sensibilização sobre a importância da dengue e da sua prevenção, que é coletiva e todos precisam fazer a sua parte. “O momento de se preocupar é hoje. É cada um sendo o ator na sua área”, destacou a chefe da Seção de Vigilância Sanitária, Kátia Cristiane de Almeida Alves.

“Agradeço a todos do nosso time, em especial a Katia, Suliane, Linda e Ana, pela condução dos trabalhos, e aproveito para ressaltar a excelência com que foi abordado os temas, para crianças, adolescentes, jovens e adultos”, agradeceu o professor da UniFateb, Anderson Valério.

PALESTRAS

A SMS oferece às escolas privadas e estaduais que se encontram nesse grupo, palestras educativas de Dengue e combate ao Aedes!

Esse trabalho seria feito pela equipe da Vigilância Sanitária 1 a 2 escolas por mês, com a disponibilização da equipe por um período.

Fica a critério da escola se seria feito para turmas específicas, em auditório para várias turmas, no pátio externo no intervalo. Cada escola pode definir a melhor estratégia nesse meio período diante da sua realidade. A equipe vai preparar o trabalho mediante a faixa etária sinalizada.

Esse seria um trabalho pontual da equipe da Vigilância Sanitária, o que não impede que possam ser feitos outros agendamentos de trabalho do tema pelos agentes de endemias e de saúde das Unidades Básicas de seus bairros, contemplando mais dias de trabalho.

Kátia explica que sobre os colégios estaduais já foi realizada uma conversa com o Núcleo de Educação. “Também já temos um programa igual em desenvolvimento no município”, finalizou.