A Vigilância Epidemiológica emitiu o perfil dos casos de dengue do ano epidemiológico 2022/20233, casos de 31 de julho de 2022 a 13 de maio deste ano.

Nesse período a Epidemiologia recebeu 621 notificações, destes 33 casos foram positivos e 116 encontram-se em investigação.

Dos 33 casos positivos 69,69% tratam-se de casos autóctones, com transmissão dentro do município de Telêmaco Borba, e 30,30% tratam-se de casos importados.

Quatro dos casos positivos são do ano de 2022, sem proximidade ou vínculo que sejam possíveis identificar um ponto específico de transmissão.

ESTE ANO

Os casos 2023 primeiramente identificados foram casos importados. A partir do mês de março percebe-se o aumento de casos autóctones, consolidando a transmissão e circulação viral no mês de abril. Porém, não é possível como no ano anterior, identificar até o presente momento uma área de maior transmissibilidade ou surto.

 

 

 

Os casos identificados são de predominância do sexo masculino e de faixa etária economicamente ativa.

 

 

 

Os sintomas mais citados pelos pacientes nas fichas de notificação foram: cefaléia, febre, mialgia e naúsea. Além de sintomas significativos como dor das costas, vômito e dor retrorobital foram citados.

 

 

A Vigilância Epidemiológica ressalta a importância de procurar atendimento medico diante de sinais sintomas, evitando a auto medicação. Os pacientes com sintomas de dengue podem se dirigir a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

“Para que possamos vencer a transmissão dentro de nosso município é fundamental que todos os cidadãos realizem em suas casas e em seus locais de trabalho um checklist semanal, buscando eliminar qualquer foco de água parada”, explicou a chefe da Seção de Vigilância Sanitária, Kátia Cristiane de Almeida Alves.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba