No ano de 2012, foi instituída no Estado do Paraná a Campanha Agosto Azul. A iniciativa visa incentivar a prevenção de doenças e a promoção da saúde do homem. Neste ano, a campanha teve como tema: A VIDA VAI LONGE SEM TABACO.
Diante disso, a Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde, com a organização e coordenação do Ambulatório Municipal de Controle de Tabagismo, em comemoração também ao dia 29 de Agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo foi realizado, na Secretaria Municipal de Obras, o Dia da Saúde do Homem.
Na oportunidade, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde levou atendimentos como: testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, avaliação de glicemia e pressão arterial, avaliação física (IMC, flexibilidade e força), orientação nutricional, orientações sobre tabagismo e ambientes livre da fumaça do tabaco.
A 21ª Regional de Saúde trouxe orientações sobre Tuberculose, saúde do trabalhador e saúde do homem.
Cerca de 190 funcionários e outros homens que estavam de passagem pelo local, puderam fazer uso dos serviços ofertados e receberam orientações quanto à necessidade de tratamento.
Foram realizados: 155 testes de glicemia e aferição de pressão arterial; 344 testes de HIV, Hepatite B e C e Sífilis; aproximadamente 80 avaliações físicas; 73 avaliações em geral (passagem pela médica ou enfermeira para possíveis encaminhamentos); 65 atendimentos odontológicos e 28 deixaram seus nomes para tratamento para parar de fumar.
Todos esses atendimentos terão seguimento. Serão agendadas consultas para tratamento odontológico; os encaminhamentos médicos necessários serão feitos através do Serviço Social da Divisão de Recursos Humanos; o tratamento para parar de fumar será ofertado na própria divisão de obras para não haver deslocamento dos funcionários e quanto à avaliação física serão realizadas propostas para orientação nutricional e atividades físicas.
Colaboraram com o evento os agentes comunitários de saúde, Programa HIV/AIDS, Centro Odontológico Municipal, NASF através da profissional de educação física, Regional de Saúde, Coordenação da Estratégia Saúde da Família, Divisão de Recursos Humanos, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Saúde.
Servidores da Secretaria de Obras participam do Agosto Azul