O dia 8 de setembro de 2014 entra para história da saúde pública em Telêmaco Borba. Na tarde desta segunda-feira, o secretário de estado da Saúde, Micheli Caputo Neto, inaugurou o Hemonúcleo (Hemepar) para coleta e transfusão de sangue.

A obra desenvolvida pelo Governo Estadual é avaliada em R$ 1,2 milhão e está construída em uma área anexa ao Hospital Regional, no total aproximado de 400 metros quadrados. O atendimento será prestado aos 7 municípios pertencentes a 21ª Regional da Saúde (Telêmaco Borba, Imbaú, Ortigueira, Ventania, Tibagi, Reserva e Curiúva).
Em seu pronunciamento, o secretário Michele fez uma prestação de contas pelos trabalhos realizados na saúde pública do Paraná e apontou a unidade de coleta em Telêmaco como uma das importantes ações. "Sangue é vida, e essa unidade hoje inaugurada irá salvar vidas e isso vale mais do que 1 milhão de reais", ressaltou.
Sobre o Hospital Regional, com 121 leitos, 30 leitos de UTI, sendo 10 de unidade semi-intensiva, Neto afirmou que no dia 1º de setembro foi aberta a licitação para a retomada das obras e a devida conclusão. A homologação do processo deve ocorrer no próximo dia 16 de setembro.
O prefeito de Telêmaco Borba, Luiz Carlos Gibson, mostrou sua satisfação em ver o Hemonúcleo inaugurado. "O secretário de saúde é testemunha, e cada um dos presentes também, o quanto temos lutado para melhorar a saúde, a segurança. É este hospital regional, é o batalhão, e vemos que isso tudo não está esquecido e o exemplo é esta conquista fundamental para salvar vidas", relatou Gibson.
Para o diretor da 21ª Regional de Saúde Roberto Amatuzzi Franco, a sede própria do Hemonúcleo é uma importante conquista. "Uma obra de mais de 1 milhão de reais que resgata o serviço de coleta de sangue e irá beneficiar centenas de pessoas em nossa região".
O secretário geral de Gabinete Altamir Ramos afirma que Telêmaco Borba está em pleno desenvolvimento. "A Delegacia da Receita Federal, agora o Hemepar, o Centro Regional de Especialidades são conquistas importantíssimas que obtivemos em menos de dois anos de governo e sabemos que podemos muito mais", frisou.
Cláudio de Souza, secretário municipal de Saúde, disse que o momento que a Telêmaco Borba atravessa no setor é de evolução. "A gestão que propusemos ao prefeito Gibson era justamente essa com resultados em favor da saúde da população e isso se deve a parcerias e vamos continuar agindo assim", explicou Souza.
De acordo com o presidente do Legislativo, Carlos Roberto Ramos, "Telêmaco é um polo e como tal necessita de investimentos em todas as áreas e o povo de nossa cidade e região agradecem por esta grande obra".
PRESENÇAS - No evento estiveram presentes, a prefeita Lourdes Banach (Ortigueira), o diretor regional da Unidade de Coleta e Transfusão, Paulo Roberto Hatschbach, a diretora da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, Clara de Oliveira.
Prestigiaram a solenidade os secretários municipais Deni Walter (Obras), professor Celso Augusto de Oliveira (Educação), João Alfredo Keko (Esportes), Irineu Gobo (Administração); a chefe do Núcleo Regional de Educação, professor Sueli Martins, pelo Rotary Clube de Telêmaco Borba Zeno Guralh, Lions Clube de Monte Alegre professora Mariazinha Coraiola, Osvaldo Mesquita representante da Copel, Gilson Rosa diretor da 24ª Ciretran, Graciane Ekermann presidente do Conseg (Conselho de Segurança de TB), Paula Pontara diretora da Fateb. Também participaram os vereadores da Câmara, Maurício Diógenes de Castro, Hélio Cezar (Fubá), Mario Cesar Marcondes, Hamilton Machado e o professor Neri Mangoni.
O evento foi abrilhantado pelo quinteto da Orquestra de Metais do Município e pelo pastor Marcelo Bueno da Igreja Assembleia de Deus, que procedeu a bênção.
No primeiro dia oficial de funcionamento do Hemonúcleo de Telêmaco Borba, terça-feira (9/9), o diretor da 21ª RS Roberto Amatuzzi fez a primeira doação de sangue.
FUNCIONAMENTO – De acordo com a chefe da Unidade de Coleta de Transfusão (UCT) de Telêmaco Borba, Vanessa Aparecida Nogueira, trabalham no Hemonúcleo 11 funcionários.
O atendimento é prestado de segunda à sexta, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas e inicialmente para a coleta de sangue das 13 às 15 horas.
O Hemonúcleo – Hemepar de Telêmaco Borba – está localizado no endereço Avenida Marechal Floriano Peixoto, S/Nº– bairro Socomim – CEP 84266-010, telefone (42) 3272-3743.
Foto
Secretário de Estado da Saúde Michele Caputo Neto inaugura o Hemonúcleo - Hemepar em Telêmaco Borba