O Comitê Intersetorial de Enfrentamento ao COVID-19 (COMCOVID-19) realizou na sexta-feira (27) no Auditório Professora Carmem Iolanda Dalécio, uma coletiva de imprensa sobre medidas de prevenção e controle que serão adotadas em Telêmaco Borba. Entre elas, a programação de testagem em alunos, pais e profissionais da rede pública de educação.

O prefeito Dr. Marcio Matos fez a abertura dos trabalhos e destacou que todas as ações que forem recomendadas pelos setores sanitários e de saúde serão adotadas. “Eu vou seguir o que diz a ciência. É necessário que todos tenham consciência do problema e terem os devidos cuidados”, frisou.

SAÚDE - O secretário municipal de Saúde, Dr. Ede Pukanski, apresentou um resumo atualizado dos números da covid na cidade, e reiterou que é necessário a população manter os cuidados básicos como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social, pois os casos de contaminação estão aumentando. “O objetivo de todo esse trabalho é a conscientização, porque os casos estão aumentando. Como conseguimos uma diminuição anteriormente pretendemos reforçar nesse momento”, reforçou Pukanski.

Em 15 de agosto constatou-se o pico da pandemia no município, com total de 1800 casos, entre confirmados e suspeitos. Posteriormente, houve uma redução expressiva até o mês de outubro e uma estabilização até o início de novembro. Entretanto, nos últimos dias deste mês a constatação do aumento de casos.

Ede salientou que as operações da AIFU (Ação Integrada de Fiscalização Urbana) ajudam a combater os abusos.

Pela 21ª Regional de Saúde, o diretor Cleverton Soares, reafirmou a parceria do Governo do Estado com o município de Telêmaco Borba. “A melhor forma de combater o vírus é manter os mínimos cuidados que todos já sabem, mas que estavam deixando de fazê-los. O apelo é que mantenham as atenções”.

EDUCAÇÃO - A secretária municipal de Educação, Rosimeyre Barbosa Siqueira Carneiro, reforçou a importância da parceria com a secretaria de Saúde neste trabalho.

Explicou que as aulas ficaram suspensas durante este período de pandemia para contribuir com a saúde. “É necessário que fiquemos atentos e controlemos esse vírus que não sabemos qual a proporção que ele pode tomar.

A Secretaria Municipal de Educação tem 97 profissionais afastados das funções por pertencerem ao grupo de risco.

Sobre o ano letivo de 2021, Meyre, afirma que são três possibilidades. A primeira com a confirmação de uma vacina eficaz. A segunda, seria com a diminuição do número de contágio, promovendo uma educação de forma híbrida, um grupo com estudo presencial e outro no modo home office, com atividades feitas em casa.

E finalmente, se os números de casos tenderem a aumentar, a programação deverá ser igual à que foi neste ano, 100% retomo, sem abrir as escolas para recebê-los como gostaríamos.

TESTAGEM – A testagem para Covid-19 será feita no período de 2 de dezembro a 31 de janeiro de 2021.

Fazem parte do COMCOVID, a 21ª Regional de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde, IDF – Instituto Dr. Feitosa, Hospital Moura, ACITEL – Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba, Klabin e Braslumber.