No dia 27 de outubro de 1988, há 31 anos, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids, cinco anos após a descoberta do vírus causador da aids, o HIV.

A iniciativa foi bem aceita e, até hoje, o Primeiro de Dezembro é marcado em todo o mundo como a data para o combate ao preconceito e ao estigma em torno da doença.

O Dezembro Vermelho e a fitinha vermelha surgiu com artistas de Nova York, para lembrar a luta contra o HIV e transmitir compreensão, solidariedade e apoio a quem vive com o vírus.

As ações do Dezembro Vermelho buscam sensibilizar a população quanto à importância do acesso à informação adequada sobre HIV, sobre a evolução dos métodos de prevenção e de tratamento.

Diversos estudos já demonstraram, por exemplo, níveis indetectáveis de HIV no organismo de uma pessoa que vive com o vírus e esteja em tratamento antirretroviral significa que o vírus deixa de ser transmitido a outras pessoas.

Este é um passo importante para que se consiga cumprir o compromisso, assinado na Declaração de Paris, de acabar com a epidemia de AIDS enquanto ameaça à saúde pública até 2030.

Neste Dia Mundial de Combate à Aids órgãos públicos, empresas se mobilizam para realizar ações de conscientização, prevenção e luta contra estigma e preconceito em relação ao HIV.

Neste ano de 2020, em meio à pandemia do coronavírus, muitas iniciativas acontecerão em formato online permitindo, assim, que mais pessoas participem, independente da região onde vivem.

Algumas empresas e setores nos procuraram para parcerias com folders, preservativos masculinos e femininos para divulgação dessa data.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) distribuiu preservativos e folders nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as quais também realizam o Teste Rápido.

Na SMS, o Ambulatório Municipal de Orientação e Atendimento (Amoa) o qual realiza os testes rápidos, nesse momento com datas agendadas, ligue e agende o seu horário, nos telefones 3904-1642 e/ou 3904-1550.

Faça seu teste e fique sabendo!