A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Indústria Convencional, em parceria com o Senai, oferta mais um curso profissionalizante à população. Trata-se do curso CLP – Controlador Lógico Programável.

São 32 vagas disponíveis, 16 para o período da tarde, no horário das 13h30 às 17h30 e 16 no período da noite, das 18h30 às 22h30.

As inscrições estarão abertas no dia 12 de junho, quarta-feira, às 8 horas com a entrega de senhas na Agência do Trabalhador, localizada na Avenida Paraná, 200, no Centro.

Os requisitos são ensino médio incompleto e idade mínima 16 anos.

Para se inscrever é necessário apresentar os documentos originais: RG, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento, certificado de reservista, RG ou CPF do responsável para menores de idade e comprovante de endereço (Telêmaco Borba).

As inscrições prosseguirão até o preenchimento das vagas.

O CLP é um elemento primordial e básico da indústria moderna mundial. Informações sobre o que é: Em primeiro lugar, vamos definir cada palavra:

Controlador - Algo ou alguém que controla algo ou alguém.

Lógico - Operação Intelectual de dedução, indução, hipótese ou inferência.

Programável - Que pode ser programado. Alterado.

Pode-se compreender então que um Controlador Lógico Programável é um dispositivo que controla algo, seguindo uma lógica intelectual e que pode ser programado por algo ou alguém.

CLP, que é a abreviação de Controlador Lógico Programável é nada mais que um computador, com aplicação industrial, para controle de processos cíclicos de produção de qualquer natureza.