A Prefeitura de Telêmaco Borba em parceria com o Senai deu início na tarde desta terça-feira, 4 de junho, aos cursos profissionalizantes em 2019 que serão desenvolvidos nas unidades móveis do Senai.

O período de inscrição para os cursos aconteceu de 29 de abril a 9 de maio na Agência do Trabalhador e posteriormente, no dia 11 de maio, a realização de um teste seletivo no Senai, para então o início das aulas.

O primeiro curso a ser iniciado foi o de Eletropneumática Básica que está sendo ministrado na Unidade Móvel Automação do Senai. A Aula inaugural ocorreu às 13h30 desta terça (4) com as presenças de Osvaldo Tadeu Camargo Lima da Secretaria Municipal do Trabalho e da Indústria, que representou o prefeito Dr. Marcio Matos, do professor Ernesto Soltachi Junior, coordenador de cursos do Senai, e da assistente pedagógica do Senai, Cintia Mara Bastiane.

Para Tadeu, o município tem o máximo interesse na qualificação profissional da população. “O prefeito Dr. Marcio tem essa visão de desenvolvimento econômico do nosso município e contribui proporcionando conhecimento e formação para que tenham maiores oportunidades no mercado de trabalho ou mesmo como empreendedores criando ou administrando seus próprios negócios”, ressaltou.

O professor Ernesto valorizou a parceria entre Prefeitura e a instituição. “Esse investimento feito pela Administração Municipal na qualificação profissional é de suma importância. No ano passado houve um grande trabalho nesse sentido como foco para a microempresa e o comércio e este ano com ênfase na área industrial”, frisou.

O curso de Eletropneumática Básica conta com 32 alunos matriculados, terá a duração total de 40 horas, aulas de segunda à sexta, com uma turma a tarde, das 13h30 às 17h30 e outra à noite, das 18h30 às 22h30.

De acordo com a assistente pedagógica do Senai, Cintia Mara Bastiane, são necessárias a frequência mínima de 75% e a média 6,0 para aprovação e cerificação.

Na mesma unidade que se encontra no Senai serão desenvolvidos ainda os cursos de Controlador Lógico Programável (CLP) e Hidráulica e Pneumática Industrial.

A partir do dia 6 de junho, quinta-feira, na Unidade Móvel que será instalada na Praça Dr. Horácio Klabin, em frente à sede da Prefeitura, serão ministrados os cursos de Fabricação de Pães e Bolos; Elaboração de Doces; Corte e Costura e Noções Básicas de Manutenção de Motocicletas.

Em 2018 a parceria entre a Prefeitura e o Senai possibilitou a formação de mais de 500 pessoas em cursos profissionalizantes.

Foto – Unidade Móvel do Senai - Automoção onde está sendo realizado o Curso de Eletropneumática Básica, ofertado pela Prefeitura de Telêmaco Borba em parceria com o Senai.