O cultivo do morango em estufas tem trazido uma nova forma de renda para oito pequenos agricultores de Telêmaco Borba. Tudo começou com um projeto promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Indústria Convencional (SMTIC), que promoveu juntamente com o SENAR, um curso sobre a produção da fruta de forma semi hidropônica.

Se tratando de um tipo de cultivo que pode ser desenvolvido em pequenas áreas, que são a grande maioria das propriedades que desenvolvem atividade rural em Telêmaco Borba, com bom mercado e também considerando o surgimento de possíveis parcerias para desenvolvimento de um projeto deu-se início aos trabalhos para efetivação da implantação da cultura no município.

Foi fechada parceria com consultores do Sebrae que já desenvolvem na região um trabalho de assistência a produtores rurais através do programa Matas Sociais (programa da Klabin, em parceria com o Sebrae e Apremavi), também com a Mecplant, que forneceu todo o substrato utilizado no plantio de morangueiros.

A SMTIC, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) também forneceu material para construção de estufa, bancadas, mudas de morango, caixa d’água e tubos gotejadores, além da terraplanagem, nas propriedades.

Os produtores foram definidos por critérios técnicos, após inscrição via internet. A contrapartida é que os produtores deverão devolver para programas de alimentação do município uma parte da produção, que não deve ser superior a 30%.

“Nós visamos buscar renda para os pequenos produtores de nossa cidade. E sem dúvidas, esse projeto que tem a supervisão da engenheira agrônoma da Prefeitura, Kelly Bonotto, tem sido um sucesso. As estufas já começaram a produzir uma fruta com qualidade e com certeza vai trazer uma boa renda aos que aderiram o programa”, afirmou o secretário da SMTIC, Welinton Franco.