No período de 15 a 18 de outubro, o SEBRAE/CONECTB promoveram uma missão técnica com o objetivo de fomentar a inovação e o empreendedorismo nas cidades de Itajubá e Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais. A Secretaria Municipal do Trabalho e Indústria, representada por Josemir Zanetti, fez parte da missão. Durante essa visita, o grupo teve a oportunidade de imergir em experiências educativas e inspiradoras em instituições notáveis do cenário da inovação e tecnologia.

Um dos destaques da visita foi a UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá, que apresentou projetos inovadores relacionados ao conceito de "Hidrogênio Verde" e proporcionou uma visão abrangente dos ambientes de inovação, incluindo o Centro de Empreendedorismo UNIFEI. Além disso, o grupo teve a chance de explorar o Centro Tecnológico para o Pré-Sal Brasileiro (CTPB) e obteve insights valiosos ao se envolver no Ecossistema Itajubá HardTech. Outras paradas igualmente relevantes incluíram a INCIT (Incubadora de Itajubá), FACESM (Escola de Negócios), PROINTEC (Incubadora de Santa Rita do Sapucaí), SINDIVEL (Centro Empresarial), ETE (Escola Técnica de Eletrônica) e INATEL (Instituto Nacional de Telecomunicações). Cada visita proporcionou uma compreensão mais profunda sobre diversos aspectos da inovação, empreendedorismo e colaboração entre instituições de ensino, indústria e o setor público.

O contato direto com o trabalho desenvolvido por essas instituições exemplares enriqueceu significativamente o conhecimento de todos os membros da missão. “Esse aprendizado foi fundamental para a formulação de estratégias futuras relacionadas à inovação e ao empreendedorismo em Telêmaco Borba. Esse compromisso ativo com a aprendizagem e a colaboração destaca a importância vital da promoção da inovação e do desenvolvimento regional. A participação da Secretaria Municipal do Trabalho e Indústria nesse ecossistema dinâmico de inovação ressalta o papel crucial das entidades governamentais na construção de um futuro mais inovador e empreendedor para a comunidade”, declarou Josemir.