Na última segunda-feira (28) teve início o curso de Cultivo Morangueiro em Substrato, ministrado pelo Senar em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Indústria (SMTIC).

O curso é gratuito e voltado aos produtores rurais que já trabalham ou se interessam a ingressar no cultivo da fruta, e faz parte das ações do Projeto de Incentivo ao Cultivo de Morango no município.

O projeto teve início com o fornecimento de materiais para a construção de 8 estufas em propriedades particulares no município, sendo os produtores selecionados após uma inscrição via de edital público.

São estufas com capacidade para 2 mil pés de morangos, com o objetivo de viabilizar o contato com o cultivo e o mercado consumidor, sendo efetuado o pagamento conforme o fornecimento de morangos para programas do município. Para realização desta fase, contou com o apoio do Programa Matas Sociais por meio do Sebrae e da empresa Mecplant Substratos.

“Fico muito feliz em ver o interesse das pessoas, em um projeto que começamos aproximadamente há um ano, e hoje já começaram a colher os primeiros frutos, e possibilitando sua expansão. Já há produtores querendo ingressar neste cultivo.” Comentou a engenheira agrônoma Kelly Rodrigues Bonotto, responsável pelo projeto.

O prefeito Dr. Márcio Matos destacou a importância destes programas que viabilizam novas oportunidades de mercado, e contribuem para o aumento de renda para população.

O secretário do Trabalho e Indústria Convencional Weliton Franco, ressaltou a participação das famílias: “Importante esse fomento para famílias que trabalham no campo, seguiremos com essa valorização do produtor familiar Telêmaco borbense, e com investimentos futuros em vista dos resultados alcançados.”

A capacitação se encerra nesta sexta-feira (01/09) e conta com aulas teóricas e práticas.