A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Indústria Convencional (SMTIC), realizou na manhã de sexta-feira (14), no espaço Tudo Aqui Empresarial, a entrega de cinco regularizações para comerciantes ambulantes de Telêmaco Borba.

De acordo com o chefe da Divisão de Desenvolvimento Econômico, Josemir Zanetti, há anos a secretaria busca um modelo de regularizar os ambulantes de uma forma satisfatória e gratuita. Até que definiram o modelo que tem hoje.

Segundo Josemir, cerca de 20 ambulantes na cidade devem se regularizar, sendo que seis já o fizeram. “É uma forma simples e gratuita, basta trazer os documentos, que fazemos o processo e a pessoa poderá trabalhar de forma regularizada”, explicou, acrescentando que quem quiser fazer o processo de regularização deve procurar o espaço Tudo Aqui Empresarial, que fica na Rodoviária.

O prefeito, Dr. Marcio Matos, elogiou os responsáveis pelo processo de regularização e destacou que mais uma vez Telêmaco Borba é exemplo para outros municípios. “Em seis anos avançamos muito e estamos transformando a cidade cada vez mais, a tornando mais moderna e dinâmica. A modernidade chegou e para ela funcionar, contamos com a organização da sociedade. Hoje é um exemplo, pois as pessoas vão estar regularizadas, vão crescer, ter um melhor rendimento e uma vida melhor. É para isso que trabalhamos”, afirmou.

A vice-prefeita, Rita Mara de Paula Araújo, demonstrou sua felicidade em mais essa conquista para a população de Telêmaco Borba. “Nós estamos dando a eles a oportunidade de trabalharem tranquilos, sem ter perigo de serem notificados. Poderão recolher INSS, ter cobertura de saúde, aposentadoria. Estamos lhes dando o que é de direito e que possamos entregar ainda mais alvarás”, discursou.

O secretário da SMTIC, Elson Carlos Ferreira, também destacou a tranquilidade que as pessoas terão a se regularizar. “Muitos que estavam há anos clandestinos, hoje está recebendo o documento para trabalhar tranquilo, sem medo de ser penalizado. Tenho certeza que mais pessoas serão regularizadas, este é só um começo”, afirmou, agradecendo a confiança no trabalho da secretaria.

O secretário geral de Gabinete, Dr. Rubens Benck, agradeceu a presença de todos e disse que a intenção é incentivar mais pessoas se regularizarem. “Regularizados, vocês podem fazer o MEI, emitir notas, vender para outras empresas, enfim, podem tirar o máximo das suas atividades, pois estão amparados pela legalidade. Que vocês sejam os primeiros de muitas pessoas que serão regularizadas”, finalizou.

BENEFICIADOS

Kawan Henrique Almeida vende milho e pinhão e é um dos que foram beneficiados com a regularização. “Agora estamos certos perante a lei e vamos poder trabalhar com tranquilidade, dentro da legislação, sem medo de ser notificado ou perder nossas mercadorias. Podemos carregar as mercadorias e trabalhar tranquilamente”, destacou.

O vendedor Antônio Micardi se emocionou ao discursar. Ele lembrou de quando veio de Icaraíma, no noroeste do estado, para Telêmaco Borba e construiu sua vida. “Eu vim em 1994 para trabalhar, aqui construí minha casa, comprei meu carro. Devo muito a essa cidade e quero agradecer por hoje poder trabalhar de forma legal e tranquila”, afirmou.