O prefeito, Dr. Marcio Matos, e a vice-prefeita, Rita Araújo, participaram na noite de terça-feira (10), da sessão solene promovida pela Câmara Municipal de Telêmaco Borba, que fez a entrega do título de Cidadão Honorário, ao pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, padre Primo aparecido Hipólito.

A homenagem foi promovida pelo vereador Antonio Marco de Almeida, através do Decreto Legislativo nº 192/2022. “Foi uma honra ter a aprovação do título por unanimidade. Quando foi apresentado viram a grandiosidade do título. O senhor é muito importante para nossa cidade, se tornou um irmão de Telêmaco Borba. O senhor muitas vezes trabalhou em silêncio, o senhor foi ao encontro do povo, como diz o Papa. O Senhor acolhe a todos e é muito admirado”, destacou o vereador, que elencou feitos do padre Primo na cidade.

O homenageado agradeceu ao Antonio Marco, demais vereadores e a todos pela condecoração. “As flores enfeitam a vida e a morte. Quero agradecer por me dar flores em vida. Eu recebo com muito carinho, quero apreciar essa homenagem, essa amizade, esse companheirismo. Agora tenho duas cidadanias, cruzeirense e telemaco-borbense”, agradeceu padre Primo, aproveitando para citar uma parábola sobre a felicidade e sobre a essência de cada um, relacionando a sua vinda para Telêmaco Borba.

Dr. Marcio elogiou o grande trabalho desenvolvido pelo pároco no município. “Sem dúvidas, o título, proposto pelo vereador Marquinhos, é mais que justo. Padre Primo é um exemplo de pessoa, seja pela simpatia, pela sabedoria, pelos ensinamentos e por saber ouvir e ajudar o próximo. É um grande mensageiro de Deus e do Evangelho. Parabéns pela honraria”, exaltou.

A vice-prefeita enalteceu o trabalho no padre na cidade. “Tenho muita honra e emoção em estar aqui. Senhor chegou em 2015 e acolheu nossa cidade. O líder ter que ser motivador, agregador, acolhedor, às vezes toma decisões que não agrada a todos. Dias após o falecimento da minha mãe, suas palavras me acalentaram e ajudaram muito. Imagino quantas pessoas o senhor ajudou, escolhendo seguir os passos do senhor Jesus”, declarou Rita, pedindo que se um dia o padre mude de cidade, que leve Telêmaco Borba no coração.

Também estiveram presentes na sessão os vereadores, os secretários Dr. Rubens Benck (SGG), Nando Matos (SPUHMA), Paulo Rogério Gomes (SMOSP) e o ex-prefeito, Dr. Eros Danilo Araújo.

BIOGRAFIA

Primo Aparecido Hipólito, nasceu em Cruzeiro do Sul, Norte do Paraná, na data de 13 de janeiro de 1968. É formado em Filosofia pela PUC, Teologia pelo ITESP, Estudos Sociais pela FAFIPA (Paranavaí), e ainda possui MBA em Administração.

Foi ordenado Padre no dia 19 de dezembro de 1998, tendo iniciado seu ministério sacerdotal em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, na Paróquia Nossa Senhora da Guia.

Após, exerceu a função de Formador no Aspirantado em Ponta Grossa, Ecônomo da Província em Campo Grande e Reitor do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Alto da Glória em Curitiba.

Sua posse como Pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Telêmaco Borba, se deu em 01 de fevereiro de 2015.

Desde então, além dos trabalhos sacerdotais, Padre Primo tem se envolvido com nossa Comunidade como um verdadeiro telemac-oborbense comprometido com suas realidades sociais e humanas, tomando parte nas mais diversas ações, se fazendo sempre presente em eventos, ações comunitárias, campanhas de conscientização, participação em conselhos, etc.

Sendo assim, participou do Conselho Municipal de Saúde, e fez parte do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas e Conselho Escolar do Colégio Wolff Klabin, o que só corrobora naquilo que foi acima expresso.

No que diz respeito às ações voltadas para a Comunidade, mas ligadas à Paróquia, implementou ações de Assistência Social com foco em nossos cidadãos como um todo, e trouxe mais dinamismo à Chácara de Acolhida São Clemente e a Casa de Recuperação para Dependentes Químicos São Geraldo.

Ações estas, como dito, voltadas aos nossos cidadãos, independentemente do seu posicionamento político, credo religioso, ou mesmo concepções ideológicas, buscando enfocar em primeiro lugar a dignidade da pessoa humana.

No que diz respeito às várias campanhas de conscientização, pode-se destacar, por exemplo, o Perpétólio, que é a coleta de óleos usados para a correta destinação.

Em suma, Padre Primo tem desempenhado um importante papel na sociedade telemaco-borbense, sendo hoje uma referência para nossos cidadãos, pois acolhe e direciona a todos sem fazer acepção religiosa, ideológica e/ou política daqueles que a ele recorrem.

Sabe-se que, como parte de seu Múnus missionário, daqui algum tempo poderá ser direcionado à outra cidade. Contudo, com esta honraria, passará a sempre constar como Cidadão Honorário de Telêmaco Borba.