Nos dias 05 e 06 de janeiro, a Polícia Ambiental intensificou em Telêmaco Borba o atendimento a ocorrências relacionadas a pássaros silvestres presos em cativeiro, em virtude de inúmeras denúncias que estão sendo registradas no Disque Denúncia.

Dentre as ocorrências registradas, destaque para três grandes apreensões.

Conforme a denúncia n° 23.999, os policiais ambientais deslocaram na Rua João Teixeira de Mendonça, n°. 144, no Bairro Cem Casas, constatando no endereço do senhor N. F. P. seis canários-terra, cinco azulões, duas coleirinhas, um pintassilgo, um curió, um sábia-laranjeira e dois trincas-ferro.

As aves estavam acondicionadas, em 15 gaiolas de fabricação artesanal, em péssimas condições de limpeza e cuidados.

Em outra ocorrência denunciada de número 19.301 no endereço Rua Arroio Chuí, n° 88, Área II, na residência do senhor A. F. de L. foi constatado dois pássaros-preto, quatro pintassilgos, dois canários-terra e duas coleirinhas.
O proprietário apresentou uma autorização do IBAMA bastante antiga, porém os pássaros encontrados não faziam parte da relação e as aves relacionadas não foram encontradas no local.

Em continuação dessa ocorrência foi avistado na residência vizinha, de propriedade da senhora D. dos S, várias aves, sendo um azulão, quatro coleirinhas, um bico de pimenta, cinco canários-terra, um tico-tico, um sangue de boi, um pintassilgo, um trinca-ferro e duas coleirinhas. Foi solicitada a autorização para a proprietária, a qual admitiu não existir, dizendo que as aves eram de seu marido que estava trabalhando.

Em todos os casos as aves foram apreendidas e encaminhadas a um criadouro autorizado para passar pela avaliação de biólogos, readaptação e posterior reposição a natureza.

A penalidade para essa prática delituosa é multa de R$ 500,00 por ave, detenção de seis meses a um ano, sendo a pena aumentada em metade se a espécie estiver ameaçada de extinção, caso do curió.

Informamos que os telefones para contato, informações e denúncias são:
Em Telêmaco Borba: (42) 3273 8527 / (42) 3271 2470
E-mail: bpambfv-telemaco@pm.pr.gov.br
Disque denúncia: 0800 643 03 04

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba