Alunos das Escolas Samuel Klabin e Paulo Freire conheceram sobre a importância dos primeiros socorros e princípios de combate a incêndio, e o uso correto do telefone de emergência 193

Alunos de 4º e 5º anos das Escolas Municipais Samuel Klabin e Professor Paulo Freire, estiveram na quarta-feira, 20 de junho, conhecendo as instalações do 2° Subgrupamento de Bombeiros de Telêmaco Borba.

Acompanharam pela Escola Paulo Freire os professores Gislene Severino e Mauro Cesar da Silva e pela Escola Samuel Klabin a professora Joyce Cristiane Rocha de Souza, Rosângela de Fátima Alves Rubik e Adelina Gonçalves Padilha Bueno.

A ação reuniu 91 alunos e fez parte do Programa Prossiga de autoria do 26° Batalhão de Polícia Militar (26º BPM).

Durante a visitação os bombeiros, liderados pelo comandante da corporação, capitão Eduardo Slomp Aguiar, conscientizaram os alunos e também os educadores sobre a importância dos primeiros socorros e princípios de combate a incêndio, além de orientarem sobre o uso correto do telefone de emergência 193.

Os discentes ainda puderam conhecer um pouco mais sobre as viaturas e materiais operacionais utilizados no atendimento de ocorrências diárias

A equipe Prossiga, em nome dos policiais militares Ariane e Linderson, parabeniza os valorosos Bombeiros, pois trata-se de uma das profissões vista com mais respeito e carinho pela população em geral.

A Escola Municipal Professor Paulo Freire, localizada no bairro Jardim Progresso (Área 6) é de tempo integral, educação infantil e ensino fundamental conta com 290 alunos. Foi fundada no dia 20 de novembro de 2003, tem na direção a professora Mabel Cristina Ribas Gomes Pupo.

A Escola Municipal Samuel Klabin, localizada na Vila Siqueira, educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), conta com aproximadamente 513 alunos. Foi fundada no dia 2 de maio de 1979 e tem como diretoria a professora Isabel de Jesus Guimarães.

Sobre o Programa Prossiga

No ano de 2017 surgiu o Programa Prossiga, que tem como tema principal: “Polícia Militar, eu confio!”.  Dois policiais militares da 1ª Cia do 26º Batalhão dedicam algumas horas do seu trabalho para visitar e dialogar com os alunos dos 5º anos das escolas municipais.

O programa abrange ações que visam aproximar a polícia militar às crianças e adolescentes. Oferece a eles oportunidades para conseguirem grandes transformações, transmitindo valores, compartilhando conhecimentos e criando condições para que se estabeleça a responsabilidade, a educação, o respeito, a igualdade, a autoestima.

Além disso permite que os alunos compreendam melhor o seu “estar no mundo” e possam participar deste agindo, interferindo, buscando seus direitos, cumprindo seus deveres e tornando-se brasileiros trabalhadores, conscientes, honestos e íntegros.

Aluna participa de simulação na prestação de socorro feita pelo Corpo de Bombeiros em caso de um acidente.