O I Encontro de Formação para o Conselho Municipal de Educação (CME) foi realizado na quarta-feira (22), na Secretaria Municipal de Educação (SME).

A formação é uma das ações prevista no Plano de Trabalho do Conselho para 2023 e neste primeiro encontro os conselheiros acompanharam a temática “Contextualizando o Conselho Municipal de Educação e a sua trajetória na construção de uma Educação pública, laica e de direitos sociais para todas as crianças, jovens e adultos do município”, ministrada pela presidente do Conselho Giovana Teixeira Ribinski e pela conselheira Édina Medalia.

O objetivo desses encontros e estudos é a formação continuada dos conselheiros) para o exercício das atribuições que lhes são de suas competências, e principalmente a competência normativa das etapas e modalidades atendidas pelo sistema municipal de ensino.

A contextualização da trajetória do Conselho desde 2007 até 2023 foi primordial para que os novos representantes compreendessem um pouco de tudo o que foi construído nesse tempo, sobretudo a ênfase na participação de todos os conselheiros representantes de diversos segmentos e os gestores municipais que antecederam os atuais, e que contribuíram no processo.