A inauguração da Escola Municipal Mãe do Perpétuo Socorro, na sexta-feira (17), foi mais um presente para Telêmaco Borba no aniversário de 59 anos.

Localizada no Bairro Monte Sinai, a escola teve um investimento aproximado de R$ 6 milhões e abriga oito turmas do ensino fundamental (atendimento do 1º ao 5º ano), quatro salas de educação infantil (atendimento para estudantes de 4 e 5 anos).

O espaço também conta com cozinha, refeitório com capacidade para aproximadamente 200 alunos ao mesmo tempo, banheiros adaptados para Educação Infantil, banheiros para atendimento dos alunos do 1º ao 5º ano, salas de professores, coordenação, direção e secretaria, saguão coberto, salas multiuso, biblioteca, auditório, entre outras dependências.

A nova Escola Perpétuo Socorro abriga aproximadamente 280 estudantes em tempo integral.

A diretora da Escola Mãe do Perpétuo Socorro, Gilmara Adriana Santos Evangelista, lembrou a história da escola que começou com os padres Redentoristas em 1965 e em 1975 foi municipalizada. “A escola tem 58 anos no município, é uma escola tradicional e conceituada que agora tem um prédio próprio com as melhores instalações para atender uma nova comunidade”, destacou.

A secretária municipal de Educação Rosimeyre Siqueira Carneiro destacou uma poesia de Paulo Freire. “Escola é sobretudo, gente Gente que trabalha, que estuda Que alegra, se conhece, se estima. O Diretor é gente, O coordenador é gente, O professor é gente, O aluno é gente, Cada funcionário é gente, essa é a definição de escola”, frisou. A secretária disse que a escola foi projetada em outras escolas em Tempo Integral com funcionalidade de cada espaço para criar habilidades fundamentais para a vida”, enfatizou.

O vereador Antonio Flenik falou da definição do terreno para a escola em 2011. “Quando viemos visitar o terreno, em 2011 no Governo Eros, decidimos que no terreno seria destinado para uma escola que hoje está sendo inaugurada”, relembrou.

A vice-prefeita Rita Mara de Paula Araújo também compartilhou a lembrança da reserva do terreno para a escola em 2011. “Hoje estamos inaugurando essa obra que vai dar continuidade ao trabalho realizado e que saiam homens e mulheres de valores dessa escola”, enfatizou. Rita disse que a nova Escola Mãe do Perpétuo Socorro é um presente para o município que completa 59 anos. “Que ela seja um espaço de transformação e de educação para nossas crianças”, acrescentou.

Emocionado, o prefeito Dr. Marcio Matos, falou da importância da obra e do trabalho desenvolvido pelos professores. “Precisamos reconhecer o trabalho para que no futuro as crianças possam dizer eu tenho uma escola de qualidade e tenham uma lembrança boa do passado”, salientou.

Para o prefeito a educação de qualidade é fundamental. “Se nós cuidarmos das nossas crianças estaremos construindo cidadãos, uma cidade, um país e projetando adultos melhores”, finalizou.

A solenidade de inauguração contou com a participação de secretários municipais, professores, vereadores e comunidade.