Acontece neste sábado (02) a Caminhada de Conscientização do Autismo. O evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Educação (SME), APTAA e Onda em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

A caminhada sairá da SME e passará pela Avenida Horácio Klabin. O horário de encontro é às 8h30 e a previsão de saída está marcada para às 9 horas. A caminha é aberta para toda população.

No dia 02 de abril comemora-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos.

A Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco Borba juntamente com a APTAA (Associação de Pais, Terapeutas e Amigos dos Autistas), com a ONDA (Organização Neurodiversa pelos Direitos do Autista) atuam para que os direitos dos autistas já garantidos por lei sejam respeitados.

Na atualidade muitas ações já estão sendo concretizadas em nosso município como: professores de apoio, formação especifica para os profissionais que atuam juntamente com esses alunos, incentivo e orientações para o diagnóstico precoce, lei municipal que dispõe sobre a política pública para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com transtorno do espectro autismo.

A APTAA conquistou uma sede própria, como também terapias voluntárias para famílias de baixa renda e apoio as mães. Atualmente, contam com 200 cadastrados entre crianças, adolescentes e adultos. Parcerias com profissionais qualificados que oferecem descontos em seus atendimentos para todos os associados.

A ONDA tem algumas ações já realizadas no município como o projeto do cordão de Girassol, inserção do símbolo do autismo nas placas de estacionamento especial e capacitações em ABA para pais e profissionais.

“Todos por um mesmo objetivo. Deficiência nem sempre é aquela que você vê. Lugar de autista é em todos os lugares”.