O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) de Telêmaco Borba promoverá no dia 28 de junho, às 13h30, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, uma capacitação voltada a todos os conselheiros, titulares e suplentes, a respeito das violações de direitos contra o idoso.

De acordo com Silvia Maria Bueno Porto, secretária executiva do CMDI, a atividade faz parte do Dia Mundial de Conscientização Contra a Violência da Pessoa Idosa, que tem como data o dia 15 de junho.

Em reunião realizada na semana passada, os conselheiros optaram pela capacitação este ano, enquanto que em outras ocasiões foram promovidas passeatas no intuito de despertar a sociedade sobre os cuidados para com a pessoa idosa, e denunciar todo e qualquer abuso.

Para denunciar maus tratos a pessoa idosa pode utilizar-se do disque 100 ou pelo Disque Idoso Paraná (Curitiba) através do 0800-410001, a ligação é gratuita. No Município, os interessados podem ainda procurar o CREAS localizado na Rua Eliomar Meira Xavier, nº 117 – fone 3904-1497.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Rozalina Ernesto, a data em si é muito importante para mobilização e conscientização de que o idoso não deve ser esquecido pelos poderes constituídos e pela própria família, devendo sim respeitá-lo, ampará-lo e zelar principalmente por sua vida.

A capacitação referente a violação de direitos contra o idoso será ministrada pelas assistentes sociais Rosane Cochmanski e Silvia Maria Porto.

Segundo as palestrantes, a proposta do trabalho é levar ao conhecimento dos conselheiros titulares e suplentes as formas que tais violências ocorrem no cotidiano do idoso, não apenas daqueles que estão inseridos em uma entidade de longa permanência como também para aqueles que estão aos cuidados de seus familiares.

Sobre o dia 15 de junho

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a ser lembrado em 15 de junho de cada ano, foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. Objetiva criar uma consciência mundial e local sobre a existência dessa violência, as formas de combate e os mecanismos de denúncia.

Foto (ilustrativa) – Denuncie a violência e maus tratos a pessoa idosa pode utilizar-se do disque 100 ou pelo Disque Idoso Paraná (Curitiba) através do 0800-410001, a ligação é gratuita. No Município, os interessados podem ainda procurar o CREAS localizado na Rua Eliomar Meira Xavier, nº 117 – fone 3904-1497.