A procura pelos atendimentos realizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) no ano passado tiveram um aumento.

A informação foi do secretário de Assistência Social Cleverson Silva dos Santos que relatou que o aumento retrata o compromisso e a confiabilidade nos atendimentos dos serviços e programas oferecidos pela Secretaria.

“Desde o início da pandemia de Covid-19, tivemos um aumento significativo em todos os serviços prestados pela SMAS, a qual trouxe diversos reflexos para a população de maneira em geral, especialmente aos usuários da Política de Assistência Social”, disse Cleverson reforçando que com o aumento da demanda foi necessário planejar e propor ações para garantir o acesso aos serviços e benefícios.

Ele explicou que a SMAS está organizada, conforme prevê o Sistema Único de Assistência Social SUAS, estruturada a partir dos serviços da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, além do trabalho desenvolvido pela Divisão de Capacitação e Geração de Trabalho e Renda.

Divisão de Proteção Social Básica

Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Cidade Nova, Monte Alegre e Rio Alegre, os quais são a porta de entrada para a Política de Assistência Social e atuam no sentido de garantir acesso aos direitos sociais das famílias e/ou indivíduos que estão em situação de vulnerabilidade e/ou risco social o atendimento foi intenso.

Protocolo de Atendimento dos CRAS. (Acesse aqui)

 

Números de atendimentos:

Demanda/Atividade

CRAS Cidade Nova

CRAS Monte Alegre

CRAS Rio Alegre

Total

Acompanhamentos pelo PAIF

83

121

77

281

Inclusões no Cadastro Único

393

749

233

1.375

Atualizações de Cadastro Único

879

1.774

661

3.314

Para acesso ao BPC

52

147

43

242

Visitas domiciliares

410

980

448

1.838

Benefícios eventuais concedidos

3.802

5.684

2.445

11.931

Atendimentos individualizados

11.340

18.453

6.769

36.562

Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), sendo o Centro de Convivência da Criança (CCC), o Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude (CCAJ) e o Centro de Convivência do Idoso (CCI), os quais possuem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os/as participantes.

Protocolo de Atendimento dos SCFV. (Acesse aqui)

Números de atendimentos:

Demanda/Atividade

CCC

CCAJ

CCI

Total

Usuários/as inscritos/as

129

89

580

798

Atendimentos

13.652

7.441

17.080

38.173

Central de Alimentos, onde são produzidos e entregues diariamente pães e leite de soja, tanto para famílias/indivíduos encaminhados/as pelos CRAS, CREAS e Serviço de Acolhimento, como entidades socioassistenciais e demanda espontânea (uma unidade de cada item).

 

Números de atendimentos:

Demanda/Atividade

Total

Entidades atendidas

06

Serviços Socioassistenciais atendidos

07

Pães concedidos

115.866

Leites de soja concedidos

106.652

 

Divisão de Proteção Social Especial

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), sendo o CREAS Samuel Klabin, o qual tem como objetivo oferecer apoio e orientação às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e/ou social por violação de direitos.

Protocolo de Atendimento do CREAS. (Acesse aqui)

 

Números de atendimentos:

Demanda/Atividade

Total

Acompanhamentos pelo PAEFI

276

Adolescentes em cumprimento de MSE em meio aberto e meio fechado

73

Pessoas abordadas pelo Serviço de Abordagem

42

Visitas domiciliares

711

Benefícios eventuais concedidos

1.975

Atendimentos em grupo

47

Atendimentos individualizados

11.653

Albergue Municipal Noturno, o qual se destina ao abrigo provisório e emergencial a adultos, com atendimento socioassistencial às pessoas que se encontram em trânsito e/ou em situação de rua, com vistas à garantia dos direitos à cidadania e inclusão social.

Protocolo de Atendimento do Albergue. (Acesse aqui)

 

Números de atendimentos:

Demanda/Atividade

Total

Atendimentos realizados

579

Concessões – Pernoite

642

Benefícios concedidos (Almoço/Janta/Café da Manhã/Banho/Roupas/Cobertor)

1.410

Serviço de Acolhimento, sendo o Abrigo Vida Nova e a Casa Lar Novo Amanhã, que têm por objetivo o acolhimento institucional de crianças e adolescentes que se encontram afastados do convívio familiar por determinação Judicial.

Protocolo de Atendimento do Serviço de Acolhimento. (Acesse aqui)

 

Números de atendimentos:

Demanda/Atividade

Abrigo Vida Nova

Casa Lar Novo Amanhã

Total

Crianças/Adolescentes acolhidos/as

           22

       02

24

Visitas domiciliares

           196

196

Atendimentos

            226

226

 

 

Divisão de Geração de Trabalho e Renda

Centro Municipal de Ensino Profissionalizante (CEMEP), contando com uma unidade no Centro e uma no bairro Jardim Bandeirantes, os quais ofertam cursos de manicure/pedicure, cabelereiro, corte e costura e artesanato.

 

Números de atendimentos:

Demanda/Atividade

Total

Usuários/as inscritos/as no CEMEP Centro

42

Usuários/as inscritos/as no CEMEP Jardim Bandeirantes

49

Atendimentos de corte de cabelo

366

Atendimentos de manicure/pedicure

181

Núcleos de Trabalho dos Clubes de Mães que acontecem em diversos bairros do município, os quais possuem como objetivo construir um espaço de convivência e geração de renda para mulheres.

 

Números de atendimentos:

Demanda/Atividade

Total

Núcleos de Trabalho

26

Mulheres atendidas

389

Loja Cidadã, a qual se trata de programa onde os/as usuários/as encaminhados/as e acompanhados/as pelos serviços da SMAS podem escolher e experimentar roupas e calçados que receberão como benefício eventual, após avaliação.

 

Números de atendimentos:

Demanda/Atividade

Total

Itens doados pela população

Aprox. 12.000

Peças concedidas

7.124

Famílias/indivíduos atendidos

692

 

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