Os membros do Conselho Tutelar de Telêmaco Borba tomaram posse, na última quarta-feira (10), para o mandato de 2024 a 2027 em uma cerimônia realizada no auditório do Centro de Convivência do Adolescente e da Juventude – CCAJ. O evento, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com a Prefeitura, contou com a presença de representantes dos três poderes, Ministério Público, Polícia Civil e membros da sociedade civil.

A solenidade de posse foi conduzida pelo secretário Municipal de Assistência Social, Cleverson Silva dos Santos, em representação ao prefeito Dr. Marcio Matos, e pela presidente do CMDCA, Lindamir de Paula Santos Raimundo. Cinco conselheiros titulares foram empossados: Paulo Roberto de Oliveira, Cassiana de Lima da Silva, Renata Silva Oliveira Rosa, Francieli Xavier e Janete Aparecida Betim Ferreira. Além disso, foram anunciados os suplentes: Luiz Antonio Marcondes de Oliveira, July Ane Carvalho, Jacqueline Dias Siqueira, Marcos Augusto Lagos e Mateus dos Santos Silva.

A presidente do CMDCA, Lindamir de Paula Santos Raimundo, parabenizou os conselheiros pela integridade durante a campanha eleitoral e enfatizou a importância do comprometimento, ética e parceria com a rede de proteção à criança e ao adolescente para os próximos quatro anos.

Durante o evento, o vereador Antônio Marco de Almeida, representando a Câmara Municipal de Vereadores, destacou a importância da participação de representantes de diversos setores da sociedade, incluindo adolescentes, ressaltando a relevância do trabalho do Conselho Tutelar para a comunidade.

A Dra. Thaís Bueno Martins Ribeiro, representante do Ministério Público, salientou a função fiscalizadora do Conselho Tutelar na garantia dos direitos da criança e do adolescente, destacando a proximidade dos conselheiros com a comunidade.

O juiz da Vara da Infância e Juventude, Dr. Norton Thomé Zardo, parabenizou os conselheiros e ressaltou a importância do trabalho conjunto para fazer valer os direitos das crianças e dos adolescentes.

O secretário Cleverson Silva dos Santos agradeceu a participação de todos os envolvidos no processo e destacou os avanços obtidos através da realização de reuniões e definição de fluxos de atendimento. Ele desejou aos conselheiros tutelares um bom mandato, ressaltando a importância do comprometimento para garantir um espaço acolhedor.

CONSELHEIROS SÃO EMPOSSADOS E REFORÇAM O COMPROMISSO EM ZELAR PELOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Os conselheiros assinaram o termo de posse, receberam os diplomas e, em seus discursos, expressaram gratidão pelos votos recebidos e reforçaram o compromisso em zelar pelos direitos das crianças e adolescentes.

Paulo Roberto agradeceu pelos votos recebidos, discorreu sobre o trabalho e função do conselheiro tutelar. Encerrou sua fala destacando quanto a esse ser o seu quarto mandato no exercício da função. Parte superior do formulário

Cassiana relatou sobre o aumento significativo que teve de votos, em relação ao seu primeiro mandato, uma vez que esse será o seu segundo. Destacou quanto a presença de crianças e adolescentes no ato de posse e sublinhou quanto a importância do trabalho do conselheiro tutelar, falou dos direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

Renata Rosa agradeceu pelos votos recebidos, e mencionou que considera que será uma missão desafiadora, mas que será cumprida com ética e zelo, afim de defender os direitos das crianças e adolescentes. Enfatizou quanto ao fato de ser seu primeiro mandato e destacou quanto a estar aberta para diálogo com os colegas.

Francile Xavier agradeceu aos votos recebidos, e as pessoas que lhe auxiliaram de alguma maneira durante o processo. Mencionou quanto sempre pedir para que tenha sabedoria para atuação e condução dos casos atendidos. Ponderou quanto a sentir-se grata em trabalhar com os profissionais competentes, os quais integram a rede de proteção. Agradeceu aos colegas conselheiros, pelo trabalho em Equipe e pelos dias compartilhados, e deu boas vindas para a nova integrante do colegiado. Esse será o quarto mandato da conselheira.

Janete Ferreira enfatizou a presença dos adolescentes no evento. Mencionou quanto a ser seu segundo mandato, quanto a continuar exercendo com seriedade e comprometimento. Agradeceu quanto ao apoio recebido da família e colegas conselheiros tutelares, pelo fato de estar passando por um momento delicado da vida, referente ao seu quadro de saúde. Agradeceu aos votos recebidos e apoio que teve no processo.