Com menos de seis meses de criação, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) já colhe os frutos do trabalho realizado. Na semana passada, o Governo Estadual repassou o valor de 45 mil reais pra o Fundo Municipal do CMDM que poderão ser utilizados para de prevenção, enfrentamento, estruturação e implementação de políticas públicas para as mulheres.

A aplicação dos recursos vai seguir um plano que será definido de acordo com as necessidades apresentadas ao Conselho.

A entrega simbólica do cheque foi feita pela presidente do CMDM Bruna Javorski, durante a última reunião ordinária do ano e teve a participação do secretário municipal de Assistência Social Cleverson Silva dos Santos e da vice-prefeita Rita Mara de Paula Araújo.

Bruna falou do esforço da equipe do Conselho para conseguir viabilizar os recursos para o município. “O nosso prazo era curto, a burocracia grande, mas mesmo assim com o esforço de todos conseguimos reunir toda a documentação e criar o Fundo Municipal do Conselho que permitiu o recebimento do dinheiro”, destacou.

Bruna lembrou que o Conselho vai definir uma agenda de prioridades para a utilização dos recursos. “Agora que estamos com o Conselho formalizado, os recursos estão garantidos e com isso nosso trabalho terá um suporte financeiro”, acrescentou.

Boas notícias também vieram da conselheira Roberta Ferreira, que representou o município Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres, na quarta-feira (6) em Curitiba. Roberta explicou que durante o encontro foram abordados diversos assuntos, entre eles, a parceria do Estado com o Instituto Avon que desenvolve o projeto Acolhe. Ele garante 15 dias de hotel para a mulher vítima de violência doméstica.

Roberta explicou que o Acolhe é aberto a todos os municípios que precisarem e que alguns que estavam na Caravana já utilizaram o serviço. “O relato dos que utilizaram é bom e acredito que assim que surgir a necessidade não teremos problemas em acessar o serviço para uma vítima”, destacou.

Para a vice-prefeita, 15 dias de hotel vai permitir que o município se organize. “Com esse tempo, o município vai ter um respiro, um tempo para buscar uma solução”, frisou.

Na reunião também foram apresentados os nomes para a eleição de um suplente da Sociedade Civil para substituir um membro que precisou se desligar.

A última reunião do ano teve um momento especial com a Conselheira Thais Cristina, educadora física. Ela comandou um momento de relaxamento, lembrando da importância do autocuidado e de se conhecer.