A 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional “Comida de Verdade, Democracia e Equidade: Erradicar a Fome e Garantir Direitos” será realizada na quarta-feira (19), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), das 8h30 às 17 horas.

O evento será organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e tem o objetivo promover ampla discussão entre o poder público e a sociedade civil sobre a temática no sentido de identificar a necessidade do fortalecimento da democracia e da participação social como fundamental para o restabelecimento de condições dignas de vida e cidadania, fortalecer os compromissos políticos com a democracia, com a erradicação da fome com comida de verdade e com o direito humano à alimentação adequada, por meio de sistemas alimentares justos, sustentáveis, promotores de saúde e da soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

Na Conferência serão eleitos representantes do segmento não governamental para a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) que será formada por 2/3 de representantes não governamentais e 1/3 de representantes governamentais, diferente dos demais conselhos que são formados com a paridade das representações.

Na pauta também está programada a eleição de três delegados para a etapa Regional das Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional, programada para ocorrer no mês de agosto, na cidade de Ponta Grossa /PR, sendo dois delegados do segmento não governamental e um do segmento governamental (titulares e suplentes).

Na Conferência serão apresentados três Eixos Temáticos para orientar os debates.

No primeiro serão discutidas as Determinantes Estruturais e Macrodesafios para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional;

No segundo Eixo, o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas Garantidoras do Direito Humano à Alimentação Adequada.

A Democracia e Participação Social é a discussão do Terceiro Eixo Temático 3.

Além do credenciamento para a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional no dia do evento, os interessados podem também se inscrever junto ao Google Forms: https://forms.gle/Fdip9jjgLxhcHZ5g9.

8h30 – Credenciamento/ Café da Manhã;

9h15 – Abertura oficial e pronunciamentos das Autoridades;

9h45 – Leitura do Regimento Interno;

10 horas – Palestra;

11 horas – Debate e Esclarecimento de Dúvidas;

11h30 – Intervalo para o Almoço;

13 horas – Palestra orientadora dos eixos

13h40 – Apresentação e eleição dos candidatos do segmento não governamental para a composição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEA;

14 horas– Formação dos grupos de trabalho por eixos temáticos;

15h30 – Café da tarde;

16 horas – Apresentação das propostas apontadas nos grupos de trabalho junto a plenária;

16h30 – Eleição de delegado/a (suplente e titular) para a Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional - CORESAN;

17 horas – Considerações finais e encerramento.

Apoio

O município receberá apoio técnico da equipe do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB/PR), Regional de Ponta Grossa, onde serão disponibilizados um facilitador e um relator para auxiliar cada um dos eixos temáticos, bem como será disponibilizado um técnico para a realização da palestra magna.

No município, a palestrante será realizada pela Economista Doméstica / Extensionista Rural do IDR/PR, atualmente lotada no município de Reserva, Jeanne Gonzaga Rodrigues Dalke.