As primeiras ações práticas do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) começaram a ser definidas na reunião mensal do grupo realizada na quinta-feira (13), na sala de reuniões do CRAS Monte Alegre.

Os membros instituíram a primeira quinta-feira do mês para as reuniões do CMDM, a comissão que vai elaborar o Regimento Interno do Conselho e a ações para o “Agosto Lilás”, Campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Também foi discutido a elaboração da logo do CMDM que vai receber sugestões até esta sexta-feira (14) e que será escolhida por votação das conselheiras.

Outro assunto da pauta foi a “Caminhada do Meio-Dia” – Paraná Unido no Combate ao Feminicídio, alusivo ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, no dia 22 de julho.

Para o “Agosto Lilás” serão realizadas ações em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio da Comissão das Mulheres Advogadas. Entre as atividades estão a participação em programas de rádios com orientações e informações sobre a violência contra as mulheres, blitz na Avenida Horácio Klabin e palestras na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e nas secretarias municipais.

O grupo também apresentou uma série de ideias que serão analisadas e incluídas no cronograma de ação do CMDM.

Para a presidente do CMDM, Bruna Luana Souza Javorski, a reunião foi produtiva. “Foi possível pactuar diversas ações voltadas a política de atendimento à mulher em nosso município, não só através da campanha, mas também a partir de ações a serem realizadas pelo Conselho de forma continuada”, finalizou.

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM)

O CMDM é um órgão paritário, consultivo, deliberativo e fiscalizador, com o objetivo de assegurar a participação popular e propor diretrizes de ação municipal voltadas à promoção dos direitos da mulher e atuar no controle social de políticas públicas de igualdade entre os gêneros masculino e feminino.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é formado paritariamente por órgãos governamentais, indicados pelo Poder Executivo Municipal, secretarias municipais com interesses afins (titulares e suplentes), além de representantes não governamentais, os quais foram eleitos no dia 8 de março de 2023, no Fórum Municipal dos Direitos da Mulher, sendo estes usuários da política de atendimento e organizações da sociedade civil e conselhos de classe profissional, conforme estabelece a Lei Municipal nº 2.436/2022.

O CMDM está vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).