A Administração Municipal, por meio da Divisão Municipal de Segurança Pública e Trânsito (TBtran), informa que a partir do dia 01 de outubro, a tarifa do transporte coletivo urbano será reajustada.

A nova tarifa passará a custar: R$ 4,20 para pagamento em dinheiros e R$ 4,00 para pagamento através de cartão pré-pago recarregável na Concessionária Vinsa.

REVISÃO

A revisão da tarifa foi aprovada pelo Conselho Municipal de Transporte Coletivo – através da ata n° 02.2021 de 31 de março de 2021, sendo que após a análise pelos demais setores da municipalidade, foi publicado no Boletim Oficial n° 1807 de 23 de setembro de 2021 o Decreto n° 27704 de 21 de setembro de 2021 com o novo valor da tarifa.

Entre as mudanças da revisão de tarifa, o Conselho Municipal de Transporte, aprovou uma tarifa diferencia para o pagamento através do cartão pré-pago, sendo que esse valor diferenciado da tarifa encontra respaldo legal através do artigo 40 da Lei n° 1626/2007 e a Lei Federal n° 8987/95.

ESTUDANTES

As regras não foram alteradas com relação aos estudantes devidamente credenciados da rede pública de ensino federal, estadual e municipal matriculados em cursos técnicos e profissionalizantes da educação que continuam isentos do pagamento de 50% do valor da tarifa do transporte coletivo urbano.

AUMENTOS

O Chefe da TBTRAN e membro do Conselho Municipal de Transporte Coletivo, Jorge Luiz Vella Junior, destacou que embora num momento ruim para a população em virtude da pandemia, a tarifa necessitava ser reajustada para manter o equilíbrio econômico financeiro do contrato, sendo que o serviço teve reajustes elevados nos insumos utilizados como: combustível, lubrificantes, pneus e mão de obra, etc. Estes custos são bases para a planilha e análise do IPK (Índice de Passageiros por quilômetro), sendo que a tarifa técnica se mostrava próximo a R$ 5,00.